
Homem tenta subornar policiais e é preso em Niterói por golpe do PIX no comércio | Reprodução
Um homem de 49 anos foi preso, nesta quarta-feira (18), após tentar subornar agentes do programa Segurança Presente, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Durante a abordagem, os policiais descobriram que ele estava sendo investigado por aplicar o chamado “golpe do PIX” em diversos estabelecimentos de São Gonçalo.
Ação começou com alerta do CISP
De acordo com a Secretaria de Governo (Segov), a operação começou após um alerta emitido pelo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Niterói, que monitorava um veículo suspeito de envolvimento em furtos na cidade vizinha, São Gonçalo.
O carro foi localizado na Avenida Feliciano Sodré, no Centro de Niterói, onde os agentes abordaram o condutor, identificado como Marcio Alexandre Costa Pinheiro.
Inicialmente, nenhuma irregularidade foi encontrada no veículo ou na documentação. No entanto, ao ser informado de que seria levado para averiguações na 73ª DP (Neves), Marcio tentou subornar os policiais oferecendo R$ 700 em dinheiro.
Histórico de golpes no comércio de São Gonçalo
O suborno não funcionou, e o homem foi preso em flagrante por corrupção ativa. Na delegacia, os agentes constataram que ele já tinha quatro anotações criminais anteriores, incluindo estelionato e furtos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
As investigações indicam que Marcio aplicava o golpe do PIX, bastante comum contra comerciantes. Ele realizava compras e dizia que faria o pagamento por PIX. No entanto, simulava a transferência, mostrava um falso comprovante e, antes da efetivação, cancelava a transação, saindo com os produtos sem pagar.
Uma das lojas vítimas do golpe conseguiu gravar as imagens da ação, incluindo a placa do carro utilizado pelo suspeito, o que foi fundamental para que o CISP emitisse o alerta.
Agora responde por dois crimes
O homem vai responder por corrupção ativa, pela tentativa de suborno, e por estelionato, relacionado aos golpes aplicados no comércio de São Gonçalo.