EsportesFutebol

CBF divulga áudios do VAR Flamengo x Palmeiras e esclarece pênaltis polêmicos no Allianz

CBF divulga áudios do VAR Flamengo x Palmeiras e esclarece pênaltis polêmicos no Allianz | Reprodução/CBF

Dois pênaltis movimentaram o jogo entre Flamengo e Palmeiras, e os áudios do VAR vieram para esclarecer o que rolou. A CBF divulgou nesta segunda-feira (27) as gravações completas das conversas entre a equipe de arbitragem e o VAR nas duas decisões polêmicas que marcaram a vitória rubro-negra por 2 a 0 no Allianz Parque, pela décima rodada do Brasileirão.

O primeiro lance veio ainda no primeiro tempo. Facundo Torres cruzou da esquerda, e a bola bateu no braço de Varela. A marcação de pênalti saiu rápida, mas o VAR entrou em cena. Com dúvidas sobre o local exato do toque, Wagner Reway chamou Ramon Abatti Abel para revisar. A avaliação do monitor mostrou que Varela tinha o pé sobre a linha e o corpo dentro da área. A decisão de campo se manteve. Na cobrança, Piquerez viu Rossi defender.

VAR: “Abatti, por ser um lance fino, poderia te recomendar a revisão direta, mas acho que é melhor você dar uma olhada junto comigo para ficar claro. Revisão para falta fora, ok?”
VAR: “O contato é claro, só vou mostrar para você o corpo dele para você ter as referências do campo, ok?”
Árbitro: “Ok.”
VAR: “Ele está com o pé direito sobre a linha, e a mão esquerda está mais para fora. Pelas referências do corpo dele.”
Árbitro: “O jogador está dentro. Tem uma paralaxe aqui, mas o pé dele está dentro, o corpo dele está em linha dentro. Tá tocando na linha. Olha só, o pé dele está mais dentro da linha. Tem uma paralaxe. O pé dele não está nem sobre a linha ainda. Para mim, está o corpo todo em linha.”
Árbitro: “Nessa aqui o pé dele está dentro. Está borrado, mas está dentro. A tendência é que esse jogador esteja dentro da área e com o braço sobre a linha.”

SEGUNDO TEMPO

CBF divulga áudios do VAR Flamengo x Palmeiras e esclarece pênaltis polêmicos no Allianz | Reprodução/CBF

No segundo tempo, o Flamengo também teve pênalti. Arrascaeta invadiu a área e caiu após um contato de Murilo. A jogada seguiu, mas o VAR sugeriu revisão. Após rever, Abatti confirmou a infração. Arrascaeta cobrou e marcou.

VAR: “O defensor foi e fez movimento claro com o braço em direção ao peito do atacante.”
VAR: “Abatti, te recomendo revisão para possível penal. O impacto você vai me ajudar a avaliar com o aquilo que você teve do campo. O atacante ia passar, e ele (Murilo) abriu o braço contra a passagem do atacante.”
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Árbitro: “O jogador pega e puxa pela barriga, ok. O atacante teria toda a condição de ir para frente pegar a bola, jogador bota o braço e impede o atacante.”
Árbitro: “Já vi o lance, só me dá em velocidade normal. Me dá em velocidade do futebol.”
Árbitro: “Ele puxa o jogador, impede, sim. O jogador teria possibilidade de seguir na jogada. Botou a mão no peito. Ok, puxa de forma imprudente. Ok, é promissor. Ele segura. Não é o fato só de segurar, ele impede o jogador de prosseguir de forma imprudente.”

Com a publicação dos áudios, a CBF tenta aumentar a transparência nas decisões da arbitragem, especialmente em lances cruciais como esses. As gravações ajudam a esclarecer as interpretações tão debatidas por torcedores e comentaristas.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Esportes