
CBF terá eleição com urna eletrônica na sede e chapa única no pleito | Divulgação/CBF
Eleição da CBF com urna eletrônica estreia neste domingo em meio a um cenário sem disputas e sem possibilidade de voto remoto. A votação começa às 10h30 na sede da confederação, no Rio, e terá pela primeira vez urnas eletrônicas como ferramenta principal do processo eleitoral.
O prazo para solicitar o voto à distância terminou sem manifestação dos clubes. A alternativa virtual permitiria a participação de dirigentes por link eletrônico, com verificação de identidade por câmera, mas ninguém pediu. O recurso seria útil, já que cinco jogos da Série A ocorrem no mesmo horário.
Com isso, o comparecimento presencial torna-se obrigatório para os eleitores: 27 federações estaduais e 40 clubes — divididos entre Séries A e B. A votação, por sua vez, será dividida em duas etapas: primeiro para presidente e vice-presidentes, depois para o Conselho Fiscal. Haverá opção de voto nulo.
Candidato único, Samir Xaud lidera a chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”. Aos 41 anos, ele foi eleito para comandar a Federação de Roraima a partir de 2027, mas abrirá mão do posto para assumir a CBF. Pela norma, não é permitido acumular funções.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
O interventor da CBF, Fernando Sarney — nomeado pela Justiça do Rio — convocou o pleito e figura entre os oito vices da nova gestão. A candidatura de oposição tentou se formar, mas esbarrou na chamada cláusula de barreira. Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista, não conseguiu reunir os apoios necessários.
Samir, por outro lado, garantiu apoio maciço: 25 federações e 10 clubes. Bastos reuniu nove agremiações. Um clube declarou neutralidade. Vinte, em protesto, decidiram não votar.
Quadro de apoios dos clubes
- Apoiam Samir Xaud: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
- Neutro: Athletic (MG).
- Com Reinaldo, mas sem chapa: Atlético-MG, Avaí, Bahia, Bragantino, Ceará, Ferroviária, Vila Nova e Vitória.
- Em protesto (não votarão): América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
Composição da chapa “Futebol para Todos”
- Presidente: Samir Xaud
- Vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flavio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
- Conselho Fiscal – Efetivos: Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa.
-
Conselho Fiscal – Suplentes: Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.