
Agente da Guarda Municipal participa de curso de motopatrulhamento oferecido pela PM | Divulgação/Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói
A moto dispara. O barulho incomoda, o trânsito trava e a sensação de insegurança cresce. Para enfrentar esse cenário, Niterói investe pesado na formação dos seus guardas. A nova etapa do Curso de Capacitação Básica de Motopatrulhamento, promovido pela Polícia Militar do Estado do Rio, marca o avanço dessa estratégia.
Vinte agentes da Guarda Municipal iniciaram o curso nesta semana. Eles são os primeiros de três turmas que passarão por um treinamento completo até meados de junho. As próximas formações ocorrem entre os dias 2 a 6 e 9 a 13 do mesmo mês.
“Estamos dando um passo importante ao investir na qualificação contínua da nossa Guarda Municipal. Segurança pública também se faz com valorização e preparo dos agentes que estão nas ruas cuidando da cidade. Essa parceria representa o nosso compromisso em oferecer condições para que a Guarda atue com eficiência, respeito aos direitos e em sintonia com as forças de segurança. Temos uma das melhores guardas do estado e vamos cada vez mais investir em cursos, tecnologia e melhorias para tornar nossa corporação cada vez mais cidadã”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
Além de aprenderem técnicas de pilotagem com o Batalhão de Motopatrulhamento Tático (BMT), os agentes também mergulham em aulas de preparo físico, equilíbrio emocional, controle de crise e resistência à fadiga. Tudo isso com um único propósito: garantir mais segurança para quem vive ou circula pela cidade.
A Prefeitura de Niterói aposta na capacitação constante como ferramenta de valorização profissional e combate à criminalidade. O objetivo é claro: formar equipes preparadas para atuar com rapidez em ocorrências, conter distúrbios urbanos e enfrentar práticas abusivas, como os barulhos de escapamentos adulterados e os “rolezinhos” irregulares que causam transtornos nos bairros.
“Investir em capacitação é investir em qualidade no atendimento, respeito ao cidadão e eficiência nas ações. Este curso é uma resposta direta à necessidade de termos agentes cada vez mais preparados para os desafios urbanos e integrados às demais forças de segurança e poderá ser um grande aliado nas ações que temos realizado em parceria com a forças de segurança no combate a motos barulhentas e os “rolezinhos”, ressaltou o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas.
As motocicletas permitem que os guardas se desloquem com mais agilidade pelas ruas, especialmente em áreas de difícil acesso ou com grande fluxo. O treinamento ainda fortalece a presença da Guarda nas zonas comerciais, nas escolas e nos pontos de patrulhamento preventivo.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Integrada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, a ação reforça o elo entre o município e as forças estaduais de segurança. Essa parceria tem sido fundamental para consolidar Niterói como referência em segurança pública cidadã.
“Cada vez mais, as instituições de segurança apostam na mobilidade sobre duas rodas como solução moderna e eficaz para o policiamento urbano. A Guarda de Niterói está alinhada com esse movimento. Este curso amplia as possibilidades de atuação dos nossos agentes e contribui para o crescimento profissional dentro da corporação”, explicou o inspetor-geral da Guarda Municipal, Paulo Brito.
Por trás dos capacetes, não há apenas motoristas. Há servidores públicos em formação contínua. A Diretoria de Ensino e Pesquisa da SEOP garante que os cursos vão além da técnica: inteligência emocional, diálogo com a população e estratégias de mediação de conflitos também fazem parte do conteúdo.
A meta da cidade é ousada: manter um patrulhamento moderno, humanizado e pronto para os desafios diários. Em tempos de incerteza, a profissionalização dos agentes ganha ainda mais relevância.
Com investimento em tecnologia, treinamentos e integração entre poderes, Niterói pavimenta o caminho para uma cidade mais segura, silenciosa e justa. Não por acaso, virou modelo a ser seguido no estado do Rio.