Rio de Janeiro - Capital

Último dia do Visit Brasil Summit no Rio discute o futuro do turismo

Eduardo Paes discursa durante o Visit Brasil Summit no Museu do Amanhã

Prefeito Eduardo Paes destaca o papel do Rio como vitrine do turismo brasileiro durante o Visit Brasil Summit | Reprodução/Youtube Embratur

Impulsionar o turismo brasileiro com inovação, dados e estratégia internacional. Esse é o foco do Visit Brasil Summit, que chega ao último dia nesta terça-feira (20), no Museu do Amanhã, no Rio.

A programação desta terça inclui debates sobre tecnologia e premiações de destaque, como o ‘Concurso Rota das Monografias’. Além disso, painéis sobre ‘Dados são o Futuro do Turismo’ e ‘O Futuro do Turismo é Inovador’ reforçam a aposta no uso de inteligência e informação para transformar o setor.

Fruto de uma parceria entre a Embratur e o Sebrae, o evento quer consolidar um novo olhar sobre o país como destino. Na véspera, a conferência contou com presença de autoridades como Eduardo Paes, prefeito do Rio, o diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o diretor-presidente do Sebrae, Décio Lima.

Durante a abertura, Eduardo Paes destacou a importância do turismo para a imagem internacional do Brasil.

“Nossa cidade continua sendo a principal vitrine do Brasil no exterior, e temos muito orgulho disso. O turismo é uma atividade econômica poderosa, que gera emprego, renda e impulsiona a imagem e a cultura das cidades. Em um país tão grande e com tantas belezas como o nosso, essa iniciativa é fundamental para o mundo todo conhecer melhor nossas diversas regiões”, disse Paes.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Já Marcelo Freixo ressaltou a dimensão social e econômica do turismo:

“O turismo é uma das grandes ferramentas do século XXI para gerar emprego, renda e alegria, justamente o que o carioca e o brasileiro mais precisam. Que possamos usar o turismo como base estruturante para o futuro da nossa cidade para os nossos filhos e netos”, afirmou Freixo.

O Summit também serviu de palco para a apresentação da Portaria MTur do Plano Brasis, documento que orientará as ações de marketing turístico internacional até 2027. A proposta visa transformar o Brasil em destino competitivo, diversificado e sustentável.

Para além dos painéis e discursos, o evento também lançou olhares ao passado. Convidados participaram de um tour exclusivo pela Pequena África – Circuito da Herança Africana, com apoio da Embratur e da Riotur. O passeio celebrou a contribuição africana na cultura nacional e reforçou o potencial do turismo de base histórica e cultural.

Ao unir tradição e inovação, o Visit Brasil Summit encerra sua edição inaugural propondo uma nova agenda para o turismo: mais inclusiva, mais inteligente e profundamente conectada com o Brasil real.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *