O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, está em Bruxelas participando de encontros bilaterais com representantes dos departamentos da Comissão Europeia envolvidos em ações de fortalecimento de sistemas alimentares urbanos sustentáveis.
Essa jornada faz parte da missão “Diálogos da União Europeia-Brasil”, que começou em 17 de junho e segue até esta terça-feira (27/06), com visita a cidade belga de Gante, onde serão conhecidas iniciativas sobre redução do desperdício de alimentos, fortalecimento de circuitos curtos de produção e consumo, redistribuição de alimentos, hortas pedagógicas e ações que conectam varejo com organizações sociais.
Os principais projetos em Gante são o “Foodsavers Ghent” – uma plataforma que coleta excedentes de alimentos dos mercados da cidade e os redistribui para bancos de alimentos, restaurantes sociais e mercados sociais – e o “De Goedinge”, que empresta terrenos a um consórcio de agricultores para montar um projeto agrícola sustentável que envolve tanto os “novos” produtores quanto os tradicionais e oferece emprego social.
Durante os encontros com os representantes europeus, Fabiano destaca a experiência de Maricá em segurança alimentar, especialmente com o projeto dos jardins comestíveis. Nesses locais são produzidos alimentos sem agrotóxicos e que podem ser colhidos de graça por moradores e turistas.
Além de Maricá, representantes de mais quatro municípios brasileiros fizeram parte da missão: Curitiba (PR), Recife (PE), Rio Branco (AC) e Santarém (PA). A missão faz parte do projeto “Cidades e Alimentação: Governança e Boas Práticas para Alavancar os Sistemas Alimentares Urbanos Circulares”, financiado pela União Europeia no Brasil por meio do programa Diálogos UE-BR.
As cidades participantes do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) também farão estudos de casos sobre sistemas alimentares urbanos de forma sustentável para o desenvolvimento de políticas públicas com as diretrizes do Pacto de Milão, do qual Maricá é signatário.
Referência mundial em agroecologia e agricultura urbana, a cidade já participou de eventos internacionais em 2022 como o 8º Fórum Global do Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão e a COP27, Conferência da ONU de Mudanças Climáticas.
A iniciativa conta com o apoio do Instituto Comida do Amanhã, da organização não-governamental Governos Locais para a Sustentabilidade – ICLEI América do Sul e a ONG WWF-Brasil.