
Niterói: Vacinação contra influenza movimenta Policlínica de Itaipu | Divulgação/Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
O Dia D de aplicação da vacina contra a vírus influenza em área de Niterói foi marcado por grande participação popular neste sábado (10). O prefeito Rodrigo Neves compareceu à Policlínica Regional de Itaipu acompanhado da mãe, Maria Luiza Neves, e da secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows. A campanha teve como foco ampliar a cobertura vacinal contra a gripe e o sarampo.
Durante a visita, Rodrigo Neves recebeu a dose da vacina e destacou a importância da prevenção.
“Estou trazendo a minha mãe, dona Luiza, 81 anos, para se vacinar. Aproveitei e me vacinei. Todas as pessoas acima de seis meses podem se vacinar nesse dia D contra a gripe. É muito importante cada um fazer sua parte, trazendo as crianças, os idosos especialmente. Todos nós podemos ser vacinados. Chegou um lote grande de vacinas da Covid-19, mais de 30 mil vacinas que vêm do governo federal e do governo do estado, que passa para a Prefeitura. Todos os idosos acima de 60 anos, além da vacina da gripe, podem tomar a vacina contra a Covid-19”, afirmou Rodrigo Neves.
A secretária Ilza Fellows elogiou a dedicação das equipes de saúde, que trabalharam para garantir o atendimento ao público.
“Temos mais de mil profissionais mobilizados, a quem eu quero agradecer muito todo esse compromisso. É muito importante estarmos hoje, dia D, fazendo esse movimento da vacinação. Estamos tendo uma excelente adesão”, disse a secretária de Saúde.
Atividades com gestantes também integraram o Dia D
Além da imunização, o evento contou com uma programação especial voltada para gestantes. Houve uma palestra com orientações sobre o parto, que reuniu 24 mulheres.

Niterói: Vacinação contra influenza movimenta Policlínica de Itaipu | Divulgação/Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
Na ocasião, foram distribuídos kits com fraldas, lenços umedecidos, babadores e carrinhos de bebê. O prefeito e a secretária participaram do sorteio e da entrega dos materiais.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
A mãe do prefeito, Maria Luiza Neves, também ressaltou a importância da vacinação.
“Ele (Rodrigo Neves) disse que ia me trazer para tomar a vacina porque todo ano eu tomo. Então falei vamos lá na semana que vem, mas ele falou que hoje era mais importante vir pelo Dia D da vacinação. Estamos aqui porque é muito importante se proteger”, contou Maria Luiza Neves.
“Vi a campanha no Instagram da Prefeitura e decidi trazer todo mundo para tomar vacina. Acho super importante. É muito importante todos tomarem e que as crianças saibam que as campanhas são importantes também. É uma forma de prevenção de doenças”, disse a professora Alice Bittencourt, 47 anos, que mora em Itaipu e levou o marido e os filhos de 13 e 15 anos.
Pontos de vacinação foram organizados em toda a cidade
A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estruturou diversos pontos de atendimento para o Dia D. A aplicação da vacina contra a gripe em Niterói ocorreu em Policínicas, Unidades Básicas de Saúde e Módulos do Médico de Família.
Também foram oferecidas doses da vacina contra o sarampo, com esquemas definidos por faixa etária: uma dose para crianças de 12 meses; duas doses para crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; duas doses para indivíduos de 5 a 29 anos; e uma dose para pessoas de 29 a 59 anos.
Além disso, a população teve a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação.
Saiba mais sobre a gripe e o sarampo
A influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral de início abrupto, com sintomas como febre, calafrios, dor de cabeça, mialgia e tosse seca. Apesar de ser, geralmente, benigna, pode apresentar complicações.
Já o sarampo é altamente contagioso e pode ser grave. A vacina tríplice viral protege também contra caxumba e rubéola. A alta cobertura vacinal é essencial para conter surtos.