Internacional

Brasil e Argentina firmam aliança para cooperação econômica e política

Brasil e Argentina unem forças em prol do desenvolvimento conjunto. Nesta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que já foram adotadas quase 100 ações com esse objetivo. Além disso, o governo está empenhado em criar uma linha de financiamento para as exportações brasileiras ao país vizinho.

A visita de Estado do presidente da Argentina, ocorrida a convite de Lula, marca os 200 anos das relações diplomáticas entre as nações. A reunião teve como foco temas como a construção do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner, com perspectivas positivas de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e a adoção de uma moeda de referência específica para o comércio regional.

Durante o encontro, Lula condecorou o presidente da Argentina, Fernández, e sua esposa, Fabíola Yañez, com as ordens de Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul e Ordem de Rio Branco, respectivamente. Esse é o quinto encontro dos líderes em 2023, e o Brasil busca ajudar o país vizinho, que enfrenta uma grave crise econômica.

Ao final, Lula reafirmou a importância da integração financeira e do comércio, e destacou a necessidade de novas soluções para ampliar ainda mais o intercâmbio comercial. A Argentina é o terceiro principal parceiro comercial do Brasil, com exportações brasileiras de US$ 15,3 bilhões em 2022 e importações de US$ 13 bilhões em produtos argentinos.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *