Candidatos interessados na isenção da taxa do Enem 2025 devem fazer o pedido até as 23h59 desta sexta-feira (2). A prorrogação do prazo foi anunciada em 25 de abril pelo Ministério da Educação (MEC). A solicitação deve ser feita pela internet, por meio da Página do Participante, utilizando o login do portal Gov.br.
A isenção da taxa do Enem 2025 também pode ser solicitada por quem faltou às provas do Enem 2024 e deseja participar da próxima edição sem custos. Nesses casos, além do pedido de gratuidade, é necessário justificar a ausência, também pela Página do Participante.
Quem pode pedir a isenção do Enem 2025
De acordo com o MEC, têm direito à isenção os candidatos que:
-
Estão na 3ª série do ensino médio em escola pública;
-
Cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
-
Estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica e são inscritos no CadÚnico;
-
Participam do programa federal Pé-de-Meia.
Para quem não compareceu ao Enem 2024, as justificativas válidas incluem assalto, acidente, falecimento familiar, gravidez, mudança de domicílio, internação, entre outras.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Os eventos devem ter ocorrido nas datas regulares ou de reaplicação: 3, 10 de novembro e 10, 11 de dezembro de 2024.
Resultado e próximos passos após o pedido de isenção
O resultado da análise da justificativa de ausência e da solicitação de isenção será divulgado em 12 de maio. Mesmo com o benefício concedido, os participantes devem se inscrever no Enem 2025, dentro do prazo a ser informado em edital.
Quem tiver o pedido de isenção ou justificativa negado poderá apresentar recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final dessas contestações será publicado no dia 22 de maio.
Candidatos com o pedido de isenção reprovado devem pagar a taxa de inscrição para confirmar a participação. O valor ainda não foi divulgado, mas, em 2024, o custo acabou sendo de R$ 85. Na última edição, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos foram isentos.