Na madrugada desta quinta-feira (1º), agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizaram uma ação de fiscalização em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. A Operação Tatuí teve como foco a organização da faixa de areia e a retirada de materiais enterrados de forma irregular, como barracas, bebidas e objetos deixados por ambulantes e barraqueiros.
Durante a varredura, os fiscais removeram uma estrutura metálica de grande porte que havia sido enterrada em frente ao palco onde ocorrerá o show da cantora Lady Gaga, previsto para o sábado (3). De acordo com a Seop, as barras de ferro ofereciam riscos à segurança do público e dificultavam a organização do espaço do evento.
Além disso, dezenas de itens foram encontrados ocultos na areia, entre eles garrafas de água, bebidas alcoólicas, cocos e lonas que obstruíam a passagem. Também foram recolhidos cadeiras, coolers e equipamentos utilizados para reservar espaço irregularmente. Os responsáveis foram autuados por ocupação indevida de área pública.
Organização e segurança
A operação tem como objetivo reforçar a segurança em eventos com grande número de pessoas, como destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale:
“Esse trabalho de prevenção feito pelas nossas equipes contribui para impedir a ocupação irregular da areia com objetos, garantindo a integridade física das pessoas, além de ajudar a reforçar o controle sobre a entrada de garrafas de vidro, objetos cortantes e outros materiais que podem oferecer risco, especialmente em meio a grandes aglomerações.”
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
A ação teve apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). Após a remoção dos itens, equipes de limpeza reforçaram os serviços na orla para manter a faixa de areia livre e segura.
Controle de acesso e fiscalização
A Seop também divulgou medidas para regular o acesso dos ambulantes durante o evento. Apenas cinco vias estarão autorizadas para entrada: Martin Afonso, Prado Júnior, Hilário de Gouveia, Santa Clara e Xavier da Silveira.
A iniciativa foi elaborada em parceria com a Polícia Militar e os organizadores do show.