Internacional

Apagão de grandes proporções atinge a Europa e causa pânico

Apagão de grandes proporções atinge a Europa e causa pânico | Reprodução/X

Um apagão de grandes proporções na rede elétrica, frase-chave de foco SEO, atinge Portugal, Espanha e outros países da Europa nesta segunda-feira (28). A geradora espanhola Red Electrica confirmou que a península ibérica foi afetada e informou que o incidente ainda está sendo avaliado.

Segundo relatos em redes sociais, a falha também se estendeu para França, Polônia e Finlândia. Especialistas apontam que é incomum um evento de tamanha escala atingir a península ibérica, onde vivem mais de 50 milhões de pessoas.

Queda de energia atinge a península ibérica

Relatos apontam que a interrupção de energia aconteceu por volta das 12h30, no horário local. De acordo com a emissora pública RTVE, o blecaute atingiu a redação da emissora, o parlamento espanhol em Madri e diversas estações de metrô espalhadas pelo país.

Conversas em aplicativos de mensagens também registraram a falta de energia em Barcelona e cidades da periferia. O problema, segundo jornais locais, afetou linhas telefônicas, semáforos e causou transtornos em aeroportos, onde o embarque passou a ser feito “à moda antiga”, com check-in manual.

Espanha enfrenta caos nas cidades afetadas

A empresa Red Elétrica confirmou a falha elétrica em território espanhol. Planos de reposição de energia foram ativados com o apoio de companhias do setor.

“As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo mobilizados para solucionar o problema”, informou a empresa em nota.

+ MAIS NOTÍCIAS INTERNACIONAIS?CLIQUE AQUI

Cidades como Madri, Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz registraram apagões. Durante uma partida de tênis em Madri, entre Dimitrov e Fearnely, o jogo precisou ser paralisado após uma câmera de transmissão ficar travada acima da quadra.

Em algumas localidades, pessoas ficaram presas em vagões de metrô. De acordo com o jornal SIC, hospitais começaram a operar em condições de emergência. Universidades, como o Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, passaram a funcionar com geradores.

Portugal também sente efeitos do apagão

Em Portugal, com 10,6 milhões de habitantes, o apagão atingiu Lisboa, áreas vizinhas e regiões ao norte e ao sul do país. A distribuidora E-Redes afirmou que a falha foi causada por “um problema com o sistema elétrico europeu”, conforme noticiado pelo jornal Expresso.

Para evitar uma pane geral, a empresa adotou cortes pontuais no fornecimento de energia. Aplicativos de celular funcionavam parcialmente, enquanto ligações telefônicas estavam indisponíveis em várias regiões. A E-Redes também confirmou impactos na França.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *