O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva compareceram ao velório do Papa Francisco nesta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia antecede o funeral marcado para sábado (26), às 10h no horário local (5h em Brasília).
Presença brasileira no último adeus ao pontífice
A comitiva brasileira desembarcou em Roma por volta das 8h30 (horário de Brasília) e chegou ao velório às 9h15. Além de Lula, estiveram presentes a primeira-dama Janja Lula da Silva, a ex-presidente Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os presidentes do Senado e da Câmara, Davi Alcolumbre e Hugo Motta, respectivamente.
Em publicação nas redes sociais, Lula destacou a “sabedoria, coragem e compaixão” do Papa Francisco. A cerimônia de velório foi aberta ao público durante três dias, recebendo mais de 128 mil fiéis.
“Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao Papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre. Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu.
Detalhes do funeral e sepultamento
O funeral do Papa Francisco ocorrerá neste sábado (26), às 10h (5h em Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
+ MAIS NOTÍCIAS INTERNACIONAIS?CLIQUE AQUI
Após a missa, o corpo será trasladado em cortejo fúnebre até a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, onde será sepultado. O percurso de aproximadamente seis quilômetros permitirá que fiéis se despeçam do pontífice.
O Papa Francisco faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.