
Mais de 90 mil fiéis se despedem do Papa Francisco na Basílica de São Pedro | Reprodução/Vatican News
Na tarde desta quinta-feira (24), o Vaticano informou que mais de 90 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro para prestar homenagens ao Papa Francisco, falecido aos 88 anos.
A contagem foi realizada até as 19h (14h de Brasília). O segundo dia de velório apresentou filas mais organizadas e tempos de espera reduzidos, com relatos de apenas 15 minutos no final da tarde.
Fluxo de visitantes e organização do velório
Desde o início do velório na quarta-feira (23), a Basílica de São Pedro permaneceu aberta por longos períodos para acomodar o grande número de fiéis. No primeiro dia, houve relatos de filas que duraram até cinco horas, com a entrada de pessoas ocorrendo até as 5h30 da manhã. As visitas foram suspensas por 1h30 apenas para a limpeza da igreja .
A Santa Sé estendeu o horário de abertura da basílica durante a noite para permitir que todos pudessem prestar suas homenagens ao pontífice argentino. O féretro de Francisco foi colocado sobre uma plataforma a ras do chão, sem catafalco, conforme seu desejo, e instalado em frente à tumba de São Pedro.
Presença de fiéis e impacto do velório
Muitos grupos de jovens estiveram presentes no velório, incluindo aqueles que estavam em Roma para a canonização de Carlo Acutis, inicialmente prevista para domingo (27), mas suspensa após a morte do Papa Francisco .
+ MAIS NOTÍCIAS INTERNACIONAIS?CLIQUE AQUI
Fiéis de diversas nacionalidades expressaram suas emoções durante a despedida. A hondurenha Suyapa Yanes, coordenadora de um grupo de adolescentes da diocese de Wilmington (EUA), afirmou:
“Vínhamos para a canonização, mas fomos surpreendidos com a morte do papa. De todas as formas, estamos felizes de poder nos despedir do papa Francisco, e estaremos no funeral no sábado.”
A psicóloga argentina Rosario Romero comentou:
“É muito forte para um argentino viver isso aqui. Acompanhamos de perto a saúde do papa e é muito inspirador ver como ele foi muito forte, que sempre ia adiante e vivia tudo com senso de amor. Nós, argentinos, temos muito a aprender com ele.”
O capixaba Tiago Ventura relatou:
“Estamos ansiosos por participar deste momento. Chegamos em Roma há dois dias e ontem não encaramos a fila, mas hoje estamos dispostos a esperar duas horas para vê-lo.”
Expectativas para os próximos dias
Nesta sexta-feira (25), o Vaticano espera um aumento no número de visitantes devido ao feriado na Itália (Dia da Liberação) e à chegada de pessoas para o funeral, que ocorrerá no sábado (26).
A cerimônia de encerramento do féretro está prevista para as 19h de sexta-feira, antecedendo o funeral .