Leste FluminenseNiterói

Festival de Cinema Europeu Imovision estreia em Niterói com filmes inéditos

Festival de Cinema Europeu Imovision estreia em Niterói com filmes inéditos | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói

O Festival de Cinema Europeu Imovision estreou em Niterói nesta quarta-feira (23), com a exibição de filmes europeus inéditos no Brasil. O evento, que acontece até o dia 30 de abril, oferece 14 produções cinematográficas internacionais no Reserva Cultural, incluindo participação de diretores estrangeiros e encontros com o público.

Abertura e presenças ilustres

A cerimônia de abertura ocorreu na Sala Nelson Pereira dos Santos e contou com a presença de autoridades e convidados. O prefeito Rodrigo Neves compareceu ao evento e ressaltou a importância das artes na construção da identidade cultural de Niterói. Durante a noite, diretores europeus também foram recepcionados.

“Receber a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision reforça a vocação da nossa cidade para a cultura. O Reserva Cultural e todo esse complexo de cinemas que temos aqui na nossa cidade é um exemplo disso. Aqui nós consumimos cultura e também produzimos. Espero que essa seja a primeira edição de muitas outras desse festival que mostra os filmes europeus para os niteroienses e também a nossa cidade para o mundo”, destacou o prefeito.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Georges Gachot, cineasta responsável pelo longa “Misty – A história de Erron Garner”, declarou estar emocionado por retornar ao Brasil. Segundo ele, “a sensibilidade da música brasileira sempre me tocou”. Gachot destacou sua expectativa para a recepção do público ao documentário que retrata o pianista de jazz Erron Garner.

“É uma história de superação, talento e reconhecimento. Depois de filmar grandes nomes da música brasileira, vim contar um pouco aos brasileiros a história desse grande músico que também me emociona, assim como a música do Brasil”, destacou Georges.

Filmes, diretores e interação com o público

Durante os dias de evento, os espectadores terão acesso a sessões especiais, com a presença dos diretores das obras exibidas. Morgan Simon, que dirige o filme “Entre nós o amor”, afirmou estar curioso sobre a interpretação do público brasileiro.

“É um filme sobre família. E essa minha vinda ao Brasil foi importante, porque consegui localizar a parte da família da minha avó materna que não tinha notícias há 30 anos. Certamente, depois dessa experiência, meu próximo filme também será sobre família”, revelou Morgan.

Festival de Cinema Europeu Imovision estreia em Niterói com filmes inéditos | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói

Jean Thomas Bernardini, fundador da distribuidora Imovision, celebrou a realização do festival em Niterói. Para ele, trazer as produções europeias à cidade representa a concretização de um antigo projeto cultural.

“É a democratização do cinema de arte, levando o melhor da produção europeia para além dos grandes centros.”

Ingressos e programação

A programação completa, assim como as informações sobre os ingressos, está disponível no site oficial do Reserva Cultural. O Festival de Cinema Europeu Imovision segue até o dia 30 de abril e conta com uma seleção diversificada de títulos europeus contemporâneos.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *