No último sábado (24), pescadores encontraram uma baleia-jubarte morta em Arraial do Cabo, especificamente em uma área chamada de ‘’Saco de Cordeiro’’, próximo à Ilha dos Porcos. O animal era um filhote, conforme divulgado pelas imagens registradas pelos pescadores.
Após a descoberta, a Prefeitura de Arraial do Cabo foi informada e prontamente iniciou o monitoramento da carcaça. De acordo com nota emitida pelo município, em caso de encalhe, será acionado o Instituto de BW, especializado em remoções desse tipo.
A equipe do instituto trabalhará juntamente com as autoridades competentes para eliminar o animal de maneira adequada, com o objetivo de minimizar qualquer impacto ambiental. Ainda na nota, foi divulgado que caso a carcaça continue boiando próximo à Ilha dos Porcos e não encalhe, a prefeitura planeja rebocá-la para alto mar.
A prefeitura alertou que a carcaça traz riscos à saúde pública e, por isso, recomenda que as pessoas mantenham distância e evitem qualquer contato com o animal. Não se sabe até o momento o que causou a morte da jubarte.
Para prevenir que a carcaça se aproxime da costa, uma operação está sendo preparada pela prefeitura. Isso porque a chegada do animal poderia causar problemas sanitários e representar risco para a navegação local.
Dessa forma, a prefeitura de Arraial do Cabo trabalha na remoção do animal morto com o propósito de minimizar os danos ambientais e garantir a segurança da população.
“Arraial do Cabo informa que está monitorando a carcaça de uma baleia encontrada nas proximidades da Ilha dos Porcos e avalia o melhor procedimento em caso de encalhe.
Caso a carcaça encalhe, a cidade vai acionar imediatamente o Instituto BW, especializado na remoção de animais encalhados. A equipe da BW trabalhará em conjunto com as autoridades competentes para realizar a remoção do animal de maneira adequada, minimizando qualquer impacto ambiental.
No entanto, se a carcaça não encalhar e continuar boiando em águas próximas à Ilha dos Porcos, será tomada a decisão de rebocá-la para alto mar. A Prefeitura já está montando uma operação visando evitar que, neste caso, a carcaça se aproxime da costa e cause problemas sanitários ou represente um risco à navegação local.
Ressaltamos que a aproximação com a carcaça pode representar riscos à saúde pública, portanto, é recomendado que as pessoas mantenham distância e evitem qualquer contato com o animal. Arraial do Cabo está comprometida em lidar de forma adequada com essa situação, priorizando a preservação do meio ambiente e a segurança da população.
Informamos que as causas da morte ainda são desconhecidas. Atualizações serão fornecidas regularmente à imprensa e à comunidade, conforme a evolução do monitoramento”.