Neste sábado (24/06), no Dia Nacional de Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina, a Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância do acesso ao tratamento e reabilitação da malformação congênita caracterizada por uma abertura no céu da boca e/ou fissura no lábio superior. O Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto (HMNSLoreto), na Ilha do Governador, é o único centro de referência credenciado pelo Ministério da Saúde para o tratamento multidisciplinar das fissuras labiopalatinas no estado do Rio de Janeiro.
A fissura labiopalatina pode ocorrer em aproximadamente uma a cada 650 crianças nascidas no Brasil. Por isso, o início precoce do tratamento, nos primeiros dias de vida, é fundamental. O diagnóstico pode ser feito ainda na gravidez ou após o nascimento. No HMNSLoreto, já são oferecidas cerca de 24,4 mil consultas por ano, com profissionais habilitados em ortodontia, fonoaudiologia, psicologia, cirurgia plástica, entre outras especialidades.

Foto: Edu Kapps – SMS
A mãe e filha fissuradas, Daniele Carneiro (29) e Valentina do Carmo (7), de Ilha do Governador, compartilham a mesma história de tratamento no HMNSLoreto. O início precoce do tratamento foi fundamental para ambas, que agora já não sofrem mais as consequências da condição. Renan Ruivo (25), morador de São Gonçalo, foi diagnosticado ainda na barriga da mãe com uma fissura no lábio direito. Após a indicação de um pediatra, Renan foi encaminhado ao HMNSLoreto, onde passou pelo tratamento multidisciplinar até a idade adulta.
O esforço da equipe do HMNSLoreto fez com que a instituição se torne um centro de referência no tratamento de fissuras labiopalatinas, recebendo pacientes de outras cidades e estados brasileiros. Sem fila de espera, o CEFIL oferece cuidado integral e tratamento multidisciplinar para os pacientes fissurados, ajudando-os a superarem o problema e a terem uma vida normal.