Leste FluminenseSão Gonçalo

São Gonçalo: Escola promove evento sobre conscientização ambiental e bem-estar animal

São Gonçalo: Escola promove evento sobre conscientização ambiental e bem-estar animal | Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Após o sucesso das atividades iniciais do “Projeto Calendário Ambiental Anual”, a Escola Municipal Luiz Gonzaga, em São Miguel, recebeu, na última quinta-feira (03), o encerramento do trabalho desenvolvido sobre o Dia Mundial dos Animais de Rua, celebrado nesta sexta-feira (4).

A iniciativa reforçou a conscientização ambiental dos alunos do 5º ano, consolidando os conhecimentos adquiridos ao longo das atividades anteriores e promovendo uma experiência prática sobre a importância do bem-estar animal.

Como parte do encerramento do trabalho, o evento contou com a participação da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, por meio da Subsecretaria de Saúde Coletiva. Representando o Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária, a veterinária e sanitarista Viviane Alves Nascimento ministrou uma palestra com o tema “Boas práticas de bem-estar animal”.

Durante sua apresentação, a servidora abordou tópicos relacionados ao abandono animal e às responsabilidades e cuidados que se devem ter com os animais de estimação.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

Por meio de uma abordagem lúdica e do uso de recursos didáticos, a sanitarista explicou aos estudantes sobre os cuidados essenciais com a alimentação de diferentes espécies, a importância das visitas periódicas ao veterinário e a necessidade da vacinação dos pets para a prevenção de doenças como leptospirose e raiva.

Além disso, desmistificou crenças sobre os animais, ressaltou a importância da castração para o controle populacional e para a saúde dos pets e explicou o que caracteriza maus-tratos. Por fim, apresentou o trabalho realizado no Centro de Atendimento Veterinário Municipal (CAVEM), reforçando os serviços oferecidos à comunidade.

“No âmbito da vigilância sanitária e zoonoses, temos, por legislação, o dever de transmitir informações relacionadas à saúde pública. O bem-estar animal está diretamente ligado tanto à saúde coletiva quanto ao meio ambiente, especialmente no que diz respeito aos maus-tratos e à preservação da vida. A palestra tem um papel fundamental ao proporcionar conhecimento para as crianças, permitindo que elas não apenas compreendam esses temas, mas também compartilhem essas informações com suas famílias e as levem consigo ao longo da vida”, explicou a sanitarista.

São Gonçalo: Escola promove evento sobre conscientização ambiental e bem-estar animal | Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

A educadora ambiental e coordenadora do projeto, Glauce Batista Junior, destacou a importância da participação da sanitarista na atividade.

“A presença da sanitarista é fundamental, pois a educação ambiental é uma temática transversal, que permeia diversas áreas do conhecimento. Essa colaboração fortalece o caráter interdisciplinar do projeto, ampliando seu alcance e impacto. Graças a essa parceria, a educação ambiental se torna ainda mais relevante e abrangente, proporcionando um aprendizado mais completo e significativo para os alunos”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, Fabio Lemos, com a realização dessas atividades, o “Projeto Calendário Ambiental Anual” reafirma seu papel na construção de uma educação ambiental efetiva, preparando as novas gerações para os desafios ambientais e incentivando práticas sustentáveis desde a infância.

“A continuidade do projeto nas escolas reforça nosso compromisso com a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Além de promover conhecimento, essas atividades incentivam a empatia e a responsabilidade dos alunos com o meio ambiente e os animais”, destacou o secretário.

Projeto Calendário Ambiental Anual

Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes em parceria com a Secretaria de Educação, o “Projeto Calendário Ambiental Anual” integra a educação ambiental ao currículo escolar de forma transversal, possibilitando a abordagem de diversas temáticas ambientais ao longo do ano letivo.

No total, nove escolas municipais foram selecionadas para integrar o projeto. Nessas unidades, professores e alunos trabalham juntos em atividades educativas voltadas para a sensibilização ambiental.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *