Rio de Janeiro - Capital

Passageiros pulam de ônibus em movimento para fugir de assalto na Zona Norte

Passageiros pulam de ônibus em movimento para fugir de assalto na Zona Norte | Reprodução/TV Globo

Passageiros de um ônibus da linha 232 (Lins x Castelo) enfrentaram momentos de desespero na manhã desta quinta-feira (3). O coletivo foi alvo de um assalto na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio.

Durante a ação criminosa, quatro pessoas pularam da porta traseira para escapar e ficaram feridas. Uma delas está internada em estado grave.

Assalto a ônibus na Praça da Bandeira

O crime ocorreu no início da manhã, quando dois assaltantes embarcaram no ônibus na altura de São Cristóvão. Poucos minutos depois, um dos criminosos rendeu o motorista, enquanto o outro roubava os pertences dos passageiros.

Durante o assalto, quatro passageiros optaram por pular da porta traseira do ônibus, no Viaduto dos Fuzileiros. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu as vítimas, identificadas como Clayson Alberto Braz, de 30 anos, Greice do Nascimento, 38, Bárbara Pereira, 27, e Leonardo Ximenes, 20. Eles foram levados ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro.

Estado de saúde das vítimas

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma das vítimas está internada em estado grave, enquanto as outras três apresentam quadro de saúde estável. Até o momento, não houve atualização sobre a evolução dos ferimentos.

Fuga dos assaltantes e investigação do crime

Equipes do 6º BPM (Tijuca) estiveram no local, mas os criminosos conseguiram fugir. O caso foi registrado na 18ª DP (Praça da Bandeira).

Segundo a Polícia Civil, investigações estão em andamento para identificar os autores do assalto. O motorista e os passageiros do ônibus prestaram depoimento na delegacia.

Reação do setor de transportes

O Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) divulgou nota repudiando a crescente violência nos coletivos da capital.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Segundo o comunicado, “a insegurança a qual a população está submetida não pode ser mera estatística”. A entidade reforçou a necessidade de medidas mais eficazes das autoridades para garantir a segurança dos passageiros.

Crescimento dos roubos a coletivos

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam um aumento de 49% nos roubos a ônibus no Rio de Janeiro em fevereiro de 2025, comparado ao mesmo mês de 2024. Foram 367 casos registrados, contra 246 no período anterior.

A região da Praça da Bandeira, Maracanã e parte da Tijuca, pertencente à Circunscrição Integrada de Segurança Pública (Cisp) 18, registrou 59 assaltos a ônibus nos dois primeiros meses do ano. No mesmo período de 2024, ocorreram apenas 13 casos.

A região lidera o ranking de ocorrências na capital. No estado, apenas São João de Meriti, Coelho da Rocha e São Mateus, na Baixada Fluminense, registraram mais assaltos a coletivos.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *