Garantir moradia digna é um direito fundamental de todo cidadão, e o município de São Gonçalo está trabalhando para assegurar esse direito à sua população. As Secretarias de Habitação e de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura se reuniram com membros da sociedade civil nesta quinta-feira (22) para discutir o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS).
O PLHIS está sendo desenvolvido em três etapas: metodologia, diagnóstico municipal e proposta de ação. Essas etapas visam identificar e solucionar problemas habitacionais a curto, médio e longo prazo. Na reunião desta quinta-feira, foram apresentados os resultados da pesquisa de campo realizada pela Secretaria de Habitação com moradores dos conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida.
O objetivo do PLHIS é planejar, captar recursos e executar projetos para a construção de unidades habitacionais, além de aplicar melhorias e assistir técnicas aos conjuntos já construídos. A iniciativa faz parte do eixo “Gestão Eficiente e Transparente”, meta 33, do Plano Estratégico Novos Rumos. Esse plano busca promover uma gestão mais eficiente, com ênfase na mobilidade urbana e no saneamento básico.
A reunião também contou com a dinâmica “mapa falado”, que permitiu aos participantes, incluindo associações de moradores e conselhos técnico-profissionais, contribuir com propostas e ideias para o complemento de dados. A terceira etapa do PLHIS, que é o plano de ações, deve começar a ser desenvolvida ainda neste ano para garantir que todos os habitantes de São Gonçalo possam desfrutar de moradias adequadas e seguras.