CarnavalCarnaval 2025

Apuração do Grupo Especial Carnaval 2025: horário, local, transmissão e onde assistir

Apuração do Grupo Especial Carnaval 2025: horário, local, transmissão e onde assistir

Apuração do Grupo Especial Carnaval 2025: horário, local, transmissão e onde assistir | Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Rio de Janeiro se prepara para um dos momentos mais emocionantes do Carnaval: a apuração das notas do Grupo Especial. Nesta quarta-feira (5), a partir das 15h, os corações das torcidas baterão mais forte na Cidade do Samba, na zona portuária da cidade.

O evento, que definirá a grande campeã entre as 12 escolas da elite do samba carioca, terá transmitido ao vivo pela TV Globo, a partir das 16h05. O Folha do Leste também fará a cobertura completa em tempo real.

Mudanças 

Este ano, pela primeira vez, o desfile aconteceu em três noites, com quatro escolas por dia. A alteração trouxe um novo desafio para os jurados, assim como para as agremiações.

Houve necessidade de ajuste nas estratégias técnicas, sobretudo para impressionar os avaliadores distribuídos em quatro módulos ao longo da Marquês de Sapucaí. Agora, cada detalhe importa ainda mais, já que as performances tiveram analise noite a noite. Além disso, a orientação da Liga das Escolas de Samba determina que não haja julgamento comparativo.

+ LEIA TAMBÉM: ► Estandarte de Ouro 2025: Júri de O Globo define vencedores
+ LEIA TAMBÉM: Estandarte de Ouro 2025: confira as escolas de samba vencedoras da Série Ouro

Os 36 jurados avaliaram nove quesitos fundamentais: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. Entretanto, somente três notas terão validade porque haverá o descarte da menor delas. Mas qualquer avaliação abaixo de 10 exige justificativa detalhada do avaliador, feita à mão.

Glória ou o Rebaixamento

A leitura das notas seguirá a ordem dos quesitos, mas tal definição terá definição em reunião na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), entre 12h e 13h30. Com a validade apenas de três notas, a pontuação máxima ficará em 270 pontos em jogo. Somente pode haver empate no caso de não haver nota menor do que 1o em todos os quesitos. Os desempates acontecerão, nos demais casos, de acordo com o sorteio dos quesitos para essa finalidade.

+ LEIA TAMBÉM: Estandarte de Ouro 2025: Conheça a melhor escola do desfile de Domingo
+ LEIA TAMBÉM: Estandarte de Ouro 2025: Conheça a melhor escola do desfile de segunda-feira

Enquanto as seis primeiras colocadas retornam à Passarela do Samba no Desfile das Campeãs, no próximo sábado (8), a última colocada enfrentará o rebaixamento para a Série Ouro. Por outro lado, a melhor escola do Grupo de Acesso conquistará uma vaga no Grupo Especial em 2026.

Tensão 

A apuração promete momentos de pura adrenalina, com torcidas vibrando a cada nota anunciada. O novo sistema de avaliação também trouxe mudanças na dinâmica do desfile:

  • O fim da cabine dupla aumentou o tempo de apresentação das Comissões de Frente e casais de Mestre-sala e Porta-bandeira. Agora, eles passaram a se apresentar quatro vezes para os jurados, ao invés de três. Em contrapartida, há maior exigência de resistência e precisão para garantir notas máximas;
  • Com os desfiles tendo tempos mínimos e máximos aumentados em 10 minutos, o planejamento da evolução teve que passar por reajustes para encaixar cada performance sem comprometer a fluidez do desfile;
  • O canto dos componentes teve monitoramento de ponta a ponta da Avenida, aumentando a exigência na harmonia.
  • Alegorias e fantasias tiveram que manter excelência em acabamento até os últimos detalhes, em ambos os lados da avenida, com duas cabines de cada lado da pista.

Quem Leva a Coroa?

Desde 1998, com a dobradinha entre Mangueira e Beija-Flor, nenhuma escola divide o título do Carnaval. Considerando, sobretudo, o equilíbrio e excelência entre as escolas de samba, e a disputa deste ano promete ter definição na última nota.

Conforme avaliação da equipe do Folha do Leste, Viradouro, Imperatriz, Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Salgueiro, Mocidade e Grande Rio têm chances de título. Ao contrário disso, Mangueira, Unidos de Padre Miguel e Paraíso do Tuiuti vão lutar contra o rebaixamento e devem ficar nas últimas colocações

A Sapucaí já tremeu com o espetáculo e, agora, a sorte está lançada! Afinal, qual escola terá sua bandeira erguida como a grande campeã de 2025? A resposta virá no final da tarde desta quarta-feira.

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Carnaval