CinemaEntretenimento, Artes e Cultura

Anora domina Oscar 2025 e vence “Ainda Estou Aqui” em duas categorias

Anora domina Oscar 2025 e derrota "Ainda Estou Aqui" em duas categorias

Anora domina Oscar 2025 e vence “Ainda Estou Aqui” em duas categorias| Arte: Folha do Leste

Anora brilhou na cerimônia do Oscar 2025 e terminou noite de premiações no Dolby Theatre, em Los Angeles, neste domingo de carnaval (2) como grande vencedora. Das seis indicações, o filme de orçamento de $ 6 milhões conquistou cinco estatuetas, dentre elas, Melhor Filme. Assim sendo, o filme se consolidou como a grande produção do ano.

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles Jr, também disputou o prêmio de Melhor Filme e de Melhor Atriz. Entretanto, sucumbiu justamente para Anora. Todavia, o filme brasileiro venceu na categoria de Melhor Filme Internacional, conquistando uma das três estatuetas em que conquistou indicações.

O longa Anora, dirigido por Sean Baker, também garantiu vitórias em Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz e Melhor Montagem. Com isso,  selou um domínio absoluto na premiação.

“Anora”, dirigido por Sean Baker, consiste num retrato sensível e irônico da América contemporânea. A trama acompanha Ani, uma stripper de Nova York que se envolve com o filho de um oligarca russo, ao passo que desencadeia uma jornada entre o luxo e a precariedade. O filme combina humor e crítica social, explorando, sobretudo, a luta pela sobrevivência. Principalmente, em meio às desigualdades do sonho americano.

Com estética que remete ao cinema dos anos 70, “Anora” se destaca pelo roteiro afiado e pela atuação envolvente de Mikey Madison. A obra transita entre a comédia e o drama. Em resumo, oferece uma visão crítica das classes marginalizadas e consolidou Baker como um dos diretores mais relevantes do cinema independente.

 

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.

Mais emCinema

pdwoipo poi´po [ásodfi   io   xcz     zxc\zc   F1 – O Filme ...