
Academias interditadas por irregularidades no RJ: saiba como proteger sua saúde
Operação conjunta da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e do Procon do Rio, na segunda-feira (17), resultou na interdição de uma academia em Nova Iguaçu. O motivo: funcionar sem registro de pessoa jurídica e sem responsável técnico.
Os agentes também autuaram outras três academias por irregularidades como falta de acessibilidade, ausência de preços de produtos e da obrigatória sinalização do cartaz 151. Todos os responsáveis têm até 15 dias para apresentar defesa. O secretário da Sedcon reforçou que a fiscalização continuará, sobretudo para garantir os direitos dos consumidores.
Tal qual ocorreu na segunda-feira, a Sedcon e o Procon realizaram operações semelhantes na semana passada em Campo Grande, Bangu e Tijuca. A ação teve, como resultado, autuações e interdições de outra academias.
Diante destes fatos recentes, principalmente porque estamos no verão – época que a procura por academias aumenta, procure sempre saber, no ato de sua matricula, quais são os responsáveis técnicos. Faça, por sua conta, verificações, afinal sua saúde está em xeque.
O registro de um profissional de educação física, assim como da academia (Pessoa Jurídica – PJ) estão disponíveis para consulta no site do Conselho Regional de Educação Física (CREF). Você precisa ter apenas uma dessas informações para fazer uma busca sobre a PJ: CNPJ nome fantasia ou Razão Social. Já para a consulta do profissional você precisa apenas de um desses dados: nome completo, CPF ou registro. Se quiser consultar, – CLIQUE AQUI!
A profissão de educação física está regulamentada desde 1998. Portanto, todo profissional registrado possui um número de CREF e uma Cédula de Identidade Profissional. Caso queira fazer uma denúncia, CLIQUE AQUI!