
Internado desde sexta-feira, Papa Francisco tem diagnóstico de doença complexa | Vatican News
O Vaticano divulgou, nesta segunda-feira (17), informações do último boletim médico sobre a saúde do Papa Francisco, 88 anos, hospitalizado desde sexta-feira (14), em Roma, indicando uma mudança radical no diagnóstico do Sumo Pontífice.
Inicialmente, a internação tinha como causa uma bronquite. Todavia, a situação se revelou mais grave e complexa, por se tratar de infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Enquanto isso, pessoas do mundo inteiro rezam pela vida do Papa.
De acordo com a literatura médica, uma infecção polimicrobiana é causada por múltiplos microrganismos. Por exemplo, bactérias, vírus, fungos ou parasitas, que atuam em conjunto no organismo. Trata-se de uma condição diferente de uma infecção causada por um único agente patogênico.
“Os resultados dos exames realizados nos últimos dias e nesta segunda-feira demonstraram uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias, o que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”, diz o Vaticano, em nota à imprensa.
Apesar disso, segundo o Vaticano, Francisco teve uma boa noite de sono, tomou café da manhã e leu jornais. “Mantém o bom humor”, acrescentou a nota.

Aglomeração de pessoas em frente ao hospital | Vatican News
Desde que o Papa Francisco deu entrada na Policlínica Agostino Gemelli, uma legião de fiéis faz vigília em frente à instituição. Enquanto velas tremulam ao vento, flores são depositadas como súplicas silenciosas por sua cura. A todo instante, preces fervorosas ocorrem aos pés da imponente estátua de São João Paulo II.

Estátua de São João Paulo II, onde fiéis rezam pela vida de Francisco | Vatican News
Ontem (domingo, 16), o Papa não só agradeceu aos fiéis pelas orações direcionadas a ele, bem como reforçou o pedido, estendendo-o aos trabalhadores do hospital.
“Agradeço-vos pelo carinho, a oração e a proximidade com que me acompanhais nestes dias, assim como gostaria de agradecer aos médicos e profissionais de saúde deste Hospital por seus cuidados: eles fazem um trabalho precioso e tão cansativo, vamos apoiá-los com a oração!”, escreveu o Pontífice.