
Governador Cláudio Castro durante visita ao CICC-BF, central de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro em Duque de Caxias | Rafael Wallace/Governo-RJ/Divulgação
O governador Cláudio Castro visitou, neste sábado (15), o Centro Integrado de Comando e Controle da Baixada Fluminense (CICC-BF), em Duque de Caxias, para oficializar a conexão do sistema com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do Consórcio Integrado de Segurança Pública da Baixada (CISPBAF), que reúne 19 municípios do estado.
Segundo o Governo do Rio, a integração fortalece a segurança na região. Principalmente, porque permite troca de informações mais eficiente entre as forças policiais, garantindo respostas mais rápidas às ocorrências.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Além do governador, autoridades estaduais de segurança pública também participaram da visita ao CICC-BF, em Caxias. Sobretudo, os secretários de Segurança Pública do Rio, Victor dos Santos, de Polícia Militar, Marcelo de Menezes Nogueira, e de Polícia Civil, Felipe Curi.
“O centro da Baixada, conectado ao CICC do Rio, vai ampliar nossa capacidade de elucidar crimes com monitoramento conjunto. Estamos investindo em tecnologia, qualificação e efetivo para fortalecer a segurança pública do estado. Essa integração representa mais proteção para a população”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Governador Cláudio Castro visita o CICC-BF, central de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro em Duque de Caxias | Rafael Wallace/Governo-RJ/Divulgação
Segundo o secretário Victor dos Santos, a parceria entre os centros de comando aprimora o monitoramento, assim como amplia a capacidade de prevenção e combate ao crime.
“O CISP já conta com tecnologia avançada, assim como o CICC. Agora, os sistemas poderão se comunicar, trazendo um grande avanço para a segurança pública do Rio e dos municípios da Baixada Fluminense”, destacou.