Após G20, Rio de Janeiro vai sediar encontro dos BRICS no meio do ano

Após reunião do G20 em 2024, Rio de Janeiro vai sediar encontro dos BRICS no meio desse ano | Divulgação/Ricardo Stuckert/Presidência da República
O Rio de Janeiro confirmou oficialmente sua posição como sede da Cúpula dos Líderes do BRICS, programada para julho deste ano. O prefeito Eduardo Paes, o ministro Mauro Vieira e representantes do governo federal anunciaram a decisão após uma reunião estratégica no icônico Palácio da Cidade, em Botafogo.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O Brasil assumiu a presidência rotativa do BRICS em 1º de janeiro de 2024. O evento promete reunir líderes mundiais, bem como ministros e representantes da sociedade civil dos países-membros. Principalmente, de Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.
Apenas um ano após sediar a Cúpula do G20, o Rio de Janeiro consolida sua posição como hub global de diplomacia. A Cúpula do BRICS não só fortalece as relações internacionais, mas também impulsiona o intercâmbio cultural, comercial e turístico entre o Brasil e o mundo.
O prefeito carioca Eduardo Paes celebrou a escolha da cidade. Citando justamente a realização do encontro do G20, Paes disse que o Rio se colocará, novamente, como capital do mundo. Nesse sentido, tornou a pedir que Lula decrete a “cidade maravilhosa” como “capital honorária do Brasil”.
“A gente se sente muito orgulhoso de representar todos os brasileiros através das belezas da nossa cidade, com seus desafios. Ninguém aqui é inocente ou ingênuo, né? Mas é uma cidade muito especial, que a gente tem muito orgulho.”, ponderou Eduardo Paes.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI