O deputado federal niteroiense Altineu Côrtes (PL-RJ) é o novo 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados. A eleição ocorreu na tarde deste sábado (1º/02), consolidando o parlamentar fluminense como um dos principais nomes da Mesa Diretora. Sem adversários em razão de acordo formado entre o bloco partidário que elegeu Hugo Mota (Republicanos-PB) para a presidência, ele obteve 440 votos contra 59 em branco.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
O vice-presidente tem funções essenciais na condução da Câmara. Ele assume o comando em ausências do presidente e pode até exercer atribuições próprias da presidência, desde que delegadas. Além disso, a posição garante protagonismo político dentro do Congresso.
Antes da votação, Altineu Côrtes se reuniu com lideranças do PL, em Brasília, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Reforçamos a importância da união da nossa bancada para as eleições na Câmara e no Senado. Nosso apoio às candidaturas de Hugo Mota para a presidência da Câmara e Davi Alcolumbre para a presidência do Senado é fundamental para garantir protagonismo ao PL e fortalecer a direita no Congresso”, declarou.
A legenda articulou alianças para garantir espaço estratégico no Legislativo. Assim sendo, a bancada de 93 deputados teve fundamental importância no fortalecimento do bloco partidário e na eleição do parlamentar.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
A movimentação política do PL também mirava a presidência do Senado. O partido declarou apoio a Davi Alcolumbre para ampliar sua influência nas duas Casas. Em tese, o resultado consolida a força do bloco conservador no Congresso. Porém, vale lembrar que o PT, do presidente Lula, e aliados do governo, também apoiaram os mesmos candidatos nas duas casas. Inclusive, a primeira-secretaria da Câmara ficou com o PT: o deputado Carlos Veras, de Pernambuco, teve 427 votos contra 72 em branco.
Mesmo assim, de todas as siglas que integraram o bloco de 17 partidos em torno da candidatura de Hugo Mota, apenas o PL conseguiu dois assentos na mesa. O deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), teve 395 votos para o cargo de 1º suplente.
Trajetória e Atuação Política
Altineu Côrtes é empresário e está no terceiro mandato consecutivo na Câmara. Anteriormente, exerceu três mandatos como deputado estadual no Rio de Janeiro.
Em sua trajetória, ocupou cargos no Executivo. Foi secretário estadual da Infância e Juventude (2004-2005) e do Meio Ambiente (2019-2020). Essas experiências reforçaram seu perfil de gestão.
Na Câmara, presidiu a Comissão de Viação e Transportes (2017-2018). Também relatou quatro propostas transformadas em lei. Entre elas, a Medida Provisória 1093/21, que alterou a divulgação de dados do Regime Geral de Previdência Social.
Outro projeto de destaque foi a Lei 14.811/24, que torna hediondos crimes como tráfico de pessoas e sequestro de menores. A Lei 14.291/22, relatada por ele, reintroduziu a propaganda partidária no rádio e na TV.
Altineu Côrtes destacou que não se afastará das bandeiras do partido, mas garantiu que a Mesa Diretora trabalhará de forma institucional.
“Vamos trabalhar com equilíbrio e lealdade, sem jamais nos afastar das bandeiras pessoais e partidárias, tendo lealdade com os companheiros da Câmara”, disse.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI