Leste FluminenseMaricá

Espanha apresenta projetos contra desperdício de comida à Maricá

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, empreendeu uma viagem à Europa para participar da missão “Diálogos da União Europeia-Brasil”, a convite da Embrapa Alimentos e Territórios, que visa fortalecer a governança e as boas práticas dos sistemas alimentares urbanos circulares.

Na cidade de Valência, na Espanha, o prefeito visitou o Centro de Inovação Social e Urbana Les Naves e teve a chance de conhecer projetos inovadores de combate à fome, desperdício de alimentos e transição para a agroecologia. Além disso, Fabiano Horta destacou o sucesso dos jardins comestíveis em Maricá e a implementação das praças agroecológicas, que fizeram do município referência mundial em segurança alimentar.

A comitiva brasileira, que inclui representantes de Curitiba, Recife, Rio Branco e Santarém, tem participado de estudos de casos sobre sistemas alimentares urbanos de forma sustentável com as cidades participantes do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), com o objetivo de desenvolver políticas públicas sustentáveis com as diretrizes do Pacto de Milão.

Em Gante, na Bélgica, a comitiva teve a chance de conhecer projetos sobre redução do desperdício de alimentos, fortalecimento a circuitos curtos de produção e consumo, redistribuição de alimentos, hortas pedagógicas e ações que ligam varejistas com organizações sociais. Com tantos exemplos de iniciativas inovadoras, a perspectiva é que as cidades brasileiras voltem ao país com muitas ideias para tornar os sistemas alimentares urbanos ainda mais sustentáveis.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *