Leste FluminensePolíciaRio de Janeiro - CapitalSaquarema

Polícia Federal caça quadrilha que “forma” falsos médicos

As cidade de Saquarema e Silva Jardim, no Leste Fluminense, e Rio de Janeiro (capital), estão sendo alvo de uma operação da Polícia Federal nesta terça-feira, 20/6. O objetivo da ação: prender e desarticular um grupo especializado em fraudes, que falsificava diplomas de medicina e inscrevia falsos médicos em Conselhos Regionais da área. A cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, também esta na mira dos agentes federais. Cerca de 30 agentes estão mobiliados na ação.

 

Risco de vida

Falsos médicos, graças à  esta quadrilha, exercem ilegalmente a profissão, e colocam em risco a vida de seus “pacientes” – vítimas na verdade. E estes acabam expostos a riscos de lesões graves, incapacitação ou até mesmo de morte.

Cartase II

A operação, batizada de Catarse II, mobiliza cerca de 30 policiais federais. Eles cumprem quatro mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.  O nome da operação alude a um termo de origem filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal.

A investigação é liderada pela Força-Tarefa da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da PF no RJ. E teve início em abril de 2022, quando duas pessoas foram presas em flagrante na sede do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. Elas tentavam obter registros profissionais com documentos falsificados.

Investigações

Com o aprofundamento das apurações, deflagrou-se a primeira fase da operação em fevereiro deste ano. O resultado: diversos itens apreendidos.  Aparelhos celulares, jalecos, carimbos e documentos falsificados, terminaram recolhidos nas ações de buscas em onze locais suspeitos naquela oportunidade.

Já na operação realizada hoje, a Polícia Federal busca prender os líderes da organização criminosa e desarticular sua atuação em diversos estados do país. Também identificar outros falsos médicos e profissionais de outras áreas que estejam atuando com o apoio da quadrilha, mediante uso de diploma falso.

Os crimes investigados são falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos, que podem levar à reclusão e multa.

A ação busca prender os líderes de organização criminosa especializada na adulteração de diplomas de medicina e identificar falsos médicos que estejam atuando após usufruírem dos serviços da quadrilha.

A ação busca prender os líderes de organização criminosa especializada na adulteração de diplomas de medicina e identificar falsos médicos

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *