
Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, juntamente com o vice-almirante Thadeu Lobo, comandante do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil: autoridades estão perto de firmar convênio para treinamento da Guarda Municipal e sobre a Economia do Mar | Divulgação
Niterói está a um passo de realizar um importante convênio com a Marinha do Brasil visando aprimorar o treinamento da Guarda Municipal e fomentar iniciativas em pesquisa e desenvolvimento da economia do mar. Nesta terça-feira (28), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, juntamente com outros membros do Executivo niteroiense, reuniu-se com representantes da força armada, no 1º Distrito Naval, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro.
“Essa colaboração representa um importante passo para o desenvolvimento de Niterói, unindo esforços entre o poder público municipal e a Marinha em benefício da inovação, da segurança e do crescimento sustentável da nossa cidade”, destacou Rodrigo Neves.
Dentre os militares, estavam presentes no encontro o anfitrião vice-almirante Thadeu Lobo, comandante do 1º Distrito Naval, assim como o capitão de Mar e Guerra Luciano Calixto, da Capitania dos Portos. Acompanhando Rodrigo Neves, a vice-prefeita e secretária do Clima, Isabel Swan, bem como a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício.

Autoridades de Niterói e da Marinha do Brasil se reuniram em almoço onde conversaram sobre convênio para treinamento da Guarda Municipal e sobre a Economia do Mar
As tratativas aconteceram durante um almoço no local da recepção das autoridades niteroienses. Um dos principais pontos de negociação consiste no treinamento especializado da Guarda Municipal para atuar na fiscalização das praias. Principalmente, nos finais de semana. Tal medida tem como objetivo, primordialmente, prevenir acidentes e reforçar a segurança dos banhistas.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Outra assunto importante conversado se trata do fortalecimento de parcerias nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e economia do mar. O assunto faz parte da agenda prioritária da cidade. Recentemente, em dezembro do ano passado, Niterói sediou o Tomorrow Blue Economy, um grande evento sobre a economia azul. O evento, considerado um sucesso, atraiu especialistas e autoridades de diversas regiões do Brasil e do mundo.
“A cidade se prepara para ser a base de mais um evento internacional, reforçando nossa vocação para o esporte e a sustentabilidade marítima. Além disso, temos trabalhado na limpeza das enseadas, fortalecendo nossa conexão com o mar”, disse Swan na época.
Prefeitura de Niterói e a economia do mar
Nos últimos 10 anos, a Prefeitura de Niterói tem trabalhado para alavancar a economia dos setores ligados ao mar. Entre as iniciativas está a dragagem do Canal de São Lourenço, a maior obra desse porte no Brasil, com previsão de conclusão em 15 meses. A Prefeitura investe R$ 137,5 milhões na obra, com o objetivo de revitalizar o porto naval, o acesso ao Porto e a indústria pesqueira.
A meta é impulsionar esses setores e gerar cerca de 20 mil empregos. Além disso, a cidade tem incentivado campeonatos nacionais e internacionais de modalidades do mar, como surfe, bodyboard, canoa havaiana, entre outros.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI