No final da manhã desta quarta-feira (1º), a vontade soberana do povo de Niterói manifestada nas urnas nos dias 6 e 27 de outubro se efetivou com a posse de Rodrigo Neves e Isabel Swan, respectivamente nos cargos de prefeito e vice-prefeita de Niterói. O ato aconteceu na Câmara Municipal de Niterói, em Sessão Solene, após a posse dos vereadores também eleitos e em seguida à eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026.
Ambos adentraram o plenário ovacionados pelos presentes, conduzidos pelos vereadores Gallo (Cidadania) e Andrigo (PDT).
Inicialmente, Isabel Swan prestou juramento, agradecendo à população, aos seus familiares e a Rodrigo Neves por ser a primeira vice-prefeita da história de Niterói. Ela não discursou.
Logo depois, Rodrigo Neves também fez seu juramento. Os novos membros do Poder Executivo assinaram o livro de posse.
Cumprida a formalidade, Rodrigo Neves discursou por cerca de 30 minutos. Cumprimentou Cal pela eleição para mais um mandato como presidente da Câmara, recordando de quando o parlamentar chegou ao Poder Legislativo, em 2001.
“O Cal, além de ser um homem público dedicado, que tem como eu essa marca da simplicidade, da humildade, o compromisso com o povo que sempre o elegeu, especialmente da Ilha da Conceição. O Cal é um amigo, um companheiro, Eu tive a alegria de telo companheiro vereador. Quando eu fui vereador em 2000, em seu primeiro mandato, compartilhamos sonhos, desafios.
Do Legislativo ao Executivo
Rodrigo destacou o quanto sua passagem pelo poder Legislativo lhe deu experiência para chegar ao Poder Executivo.
“Quero lembrar a vocês que eu fui vereador desta Casa, tive a honra de servir ao povo de Niterói como representante da nossa sociedade no parlamento e também no parlamento extraordinário para que eu pudesse fazer um bom governo nos dois mandatos que exerci porque a experiência parlamentar é única.
O prefeito empossado também falou sobre os debates acalorados que por vezes dominam as sessões do parlamento.
“É a experiência do diálogo, do debate, da boa política e do exercício da democracia. Aqui nesse plenário a gente pode ter divergências, pensar diferente, discutir as vezes de maneira muito dura, porque representamos opiniões diferentes, mas depois do debate tomamos um café na presidência, conversamos, compartilhamos preocupações da vida familiar, da vida pessoal”, observou
Compromisso com a democracia
Num tom mais elevado, Rodrigo Neves falou sobre a necessidade de compromisso democrático com a cidade.
“Nós não vamos permitir jamais que Niterói seja uma cidade onde a intolerância e o ódio e os ataque à democracia prosperem. Aqui, não prosperarão. Eu tenho certeza que todos os vereadores eleitos para essa casa tenham esse sentimento profundo de compromisso com a cidade e com os valores democráticos”.
Novo ciclo
Sobre o governo que tem início hoje, Neves crê que fará um trabalho ainda melhor do que os dois anteriores, entre 2013 e 2020. Nesse sentido, recordou dos momentos desafiadores que enfrentou, como quando assumiu a prefeitura endividada, em 2013, bem como enfrentamento à pandemia da Covid-19. Ele enalteceu o trabalho do prefeito Axel Grael, bem como o de Paulo Bagueira, como vice-prefeito.
“Graças a seriedade e integridade do prefeito Axel eu vou assumir a prefeitura, a partir de hoje, com as contas organizadas e com recursos em caixa”, destacou.
Rodrigo reconheceu que a população de Niterói trouxe para o debate político importantes questões durante o processo eleitoral. E que a voz do povo teve se reflete na montagem de sua nova equipe de governo.
“Tenho consciência de que nós temos novos desafios a superar e que não podemos nos acomodar”. Vocês devem ter percebido que nesse novo ciclo e isso se reflete no secretariado que há fortes elementos de mudança e alguns elementos evidentemente de continuidade. Isso porque Deus nos deu inteligência e sabedoria que o povo de Niterói nos elegeu para fazer a mudança segura de Niterói. Fazer a mudança segura por um novo ciclo.”
Como primeira medida de seu governo, Rodrigo cumprirá uma promessa de campanha: a inclusão de idosos e mães atípicas na Moeda Arariboia, com a entrega do cartão a partir desta quinta-feira (2).
“Essa é uma medida de Justiça Social. Nós vamos cuidar daqueles que cuidam. Os idosos mais pobre, que muitas das vezes precisam de dinheiro para uma alimentação melhor, para cuidar de seus netinhos, as mães atípicas, que têm muito mais gastos e dificuldades para criar suas crianças autistas, com deficiência, vamos entregar esses cartões e já no dia 11 de janeiro todas essas 9.500 famílias vão receber a Moeda Arariboia da prefeitura de Niterói”.
O desenvolvimento econômico também está na prioridade da agenda do prefeito, como segundo ato de governo. Trata-se da criação de um programa para apoiar todos os empreendedores, pequenos e médios de Niterói
“Nós vamos impulsionar a economia de Niterói e apoiar com força as pequenas e médias empresas. Nós temos que consolidar com essas medidas, com orgulho, Niterói como a cidade das classes médias do Brasil. Niterói será, cada vez mais, a cidade do Brasil com a maior proporção de famílias das classes médias do Brasil”, assegurou.
Desafios
Ainda em seu discurso, Neves assegurou que a Saúde e a Educação – setores muito criticados nos últimos anos, terão atenção muito especial em sua gestão. Citou que seu governo vai proteger Niterói do avanço das organizações criminosas, para impedir o avanço da violência, conforme vem ocorrendo na capital e demais cidades da Região Metropolitana.
Para isso, anunciou um novo pacto contra a violência, com uma nova geração de programas de prevenção de violência urbana, com foco na população jovem. Sobretudo, para os juventude das regiões mais pobres.
“Em Niterói, nós não deixamos nesses anos as milícias entrarem. Somos a única cidade da região metropolitana a não ter milícias controlando bairros e territórios e eu tenho certeza que com o secretário de Ordem Pública, uma experiência na inteligência do Ministério Público, com o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Técio Lins e Silva, nós não vamos permitir – e teremos ações com a Polícia Federal – que milicianos entrem em Niterói e tomem de assalto essa cidade.
Grandes obras
De igual forma, Neves estabeleceu que os investimentos na revitalização do Centro de Niterói vão estar no topo das iniciativas de infraestrutura, juntamente com a macrodrenagem da Roberto Silveira, do Caio Martins e de Santa Rosa. Além disso, enfatizou que o “Programa Vida Nova no Morro” dará dignidade às famílias que vivem nas comunidades.
“Vamos apoiar as famílias para fazer o reboco, pintar as casas, fazer banheiro, e dar dignidade às nossas favelas e comunidades de Niterói. A cidade vai ficar mais bonita e o povo vai ficar mais feliz”, assegurou.
Governo vai estar nas ruas
Ao final, exaltou a união do povo de Niterói. Disse ter planos e projetos, experiência, uma equipe de 24 secretários para governar a município e iniciar um novo ciclo de gestão. Disse ainda não ser dono da verdade ou da cidade. Contudo, afirmou ter o compromisso e o dever de não fazer o governo do gabinete, mas de estar na rua ouvindo cada um dos niteroienses sobre o que a população deseja.
“Nós vamos fazer o governo do diálogo. Por isso, eu não tenho dúvida: todos nós acreditamos na democracia, e juntos com o povo de Niterói, com a cooperação do Legislativo, nós vamos fazer um governo mais animador e inspirador. Um governo mais vigoroso e mais transformador. Nós estamos determinados. Agora, é tempo de avançar. Viva, Niterói”, concluiu.