
Fé e sustentabilidade: no hospital Azevedo Lima, o paciente Willian Barbosa usa objetos descartáveis para fazer arte de Natal na enfermaria por meio de reciclagem | Divulgação
O clima natalino emergiu de forma inusitada no Hospital Estadual Azevedo Lima (Heal), no Fonseca, Zona Norte de Niterói. Entre tratamentos e cuidados médicos, um paciente chamou a atenção por criar enfeites de Natal com itens descartáveis na própria enfermaria. Como resultado, a iniciativa trouxe mais alegria e esperança à unidade. Principalmente, pela forma usada para celebrar a fé e manifestar amor através da comemoração do nascimento de Jesus.
+ LEIA TAMBÉM: ►Horários especiais de shoppings em Niterói e São Gonçalo no Natal
Willian Barbosa, de 45 anos, é gesseiro e está internado no Heal desde o dia 22 de novembro. Durante o período de internação, ele transformou tampinhas de alumínio dos copos de água em arte. Com criatividade, confeccionou uma árvore de Natal decorada com bolinhas coloridas, estrela e pisca-pisca.

Fé e sustentabilidade: no hospital Azevedo Lima, o paciente Willian Barbosa usa objetos descartáveis para fazer arte de Natal na enfermaria por meio de reciclagem | Divulgação
Um ateliê na enfermaria
Willian explica que encontrou na atividade artesanal uma forma de lidar com a ansiedade.
“Eu comecei a fazer esse trabalho artesanal para ocupar a mente. Estamos no período de festas de Natal, e quis trazer esse espírito para o quarto. Trouxe alegria e esperança para mim e para os outros”, afirmou.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Internado devido a um acidente ocorrido em maio deste ano, Willian já passou por três cirurgias na unidade de saúde. Apesar dos desafios enfrentados, ele se dedicou a transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor.
Criatividade e reciclagem
As tampinhas de alumínio, que seriam descartadas, ganharam um novo significado, ao passo que a iniciativa de Willian chamou a atenção da equipe médica e dos outros pacientes. Desse modo, a decoração natalina, além de trazer um clima festivo, reforça a criatividade por meio da sustentabilidade.
O gesto simples, mas significativo, mostra como pequenas ações podem impactar positivamente o ambiente hospitalar. Em resumo, a atitude de Willian Barbosa, num momento adverso e desafiador, simboliza fé, resiliência e esperança.