O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), diplomou os candidatos e candidatas vencedores das eleições municipais de Niterói, realizadas em outubro. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (18), no plenário Brígido Tinoco, na Câmara Municipal de Niterói. A magistrada Simone Ramalho Novaes, Juíza da 72ª Zona Eleitoral, presidiu a solenidade, prestigiada ainda por outros membros do Poder Judiciário, assim como do Ministério Público Eleitoral.
A diplomação abrangeu os eleitos para os cargos dos Poderes Executivo (prefeito e vice-prefeita), bem como do Legislativo (21 vereadores). Conforme dispõe o calendário eleitoral, este se trata do capítulo final das eleições 2024 antes da posse dos eleitos, em 1º de janeiro.
“Urnas mostraram vontade do povo”
Com muita objetividade, a Dr.ª Simone Ramalho Novaes iniciou a cerimônia com um breve discurso. Ela agradeceu aos colaboradores da Justiça Eleitoral do mesmo modo que refletiu sobre a democracia como meio de construção da coletividade. Para tanto, a Juíza lembrou aos eleitos que a diplomação representava a confiança neles depositada pelo eleitorado, que merece ser honrada diariamente.
“Este momento é o marco da democracia. Com o reconhecimento do exercício do voto, como também o compromisso com a Constituição da República, que assegura a participação política de todos os cidadãos. O processo eleitoral que finalizamos hoje, com o ato de diplomação, foi um reflexo da vontade popular. Ao longo desses meses, os eleitores tiveram oportunidade de conhecer seus candidatos, suas ideias e programas, e escolherem de forma livre e consciente seus representantes, que irão governar nossa cidade pelos próximos quatro anos”, destacou a juíza.
Aplausos e expectativas
Por fim, a magistrada parabenizou todos os candidatos e candidatas que participaram do pleito, independentemente do resultado.
“O processo democrático se fortalece com a diversidade de ideias e propostas. E todos os que dele participaram merecem nosso profundo respeito. Por fim, desejo a todos os candidatos eleitos sucesso em seus mandatos e que com honra e dignidade cumpra o papel que lhes fora confiado, sempre com o compromisso de servir ao interesse público e de promover a justiça social”, ponderou Simone Ramalho Novaes.
Volta, Rodrigo
No Poder Executivo, após um intervalo de 4 anos, Rodrigo Neves (PDT) reassumirá a prefeitura, de 1º de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2028. Enquanto o veterano celebra o “tri”, a atleta olímpica de Vela Isabel Swan (PV) se torna a primeira mulher a alcançar o Poder Executivo na história de Niterói.
Porém, no Legislativo, Niterói segue escrevendo outros capítulos de sua história. Enquanto Douglas Gomes (PL) bate o recorde de votos para o cargo de vereador, a renovação, é por si só, uma das menores de todos os tempos.
Dos seis “novos” nomes que chegam à Casa, pelo menos três têm origem política: Michel Saad Neto (Podemos), filho do ex-vereador Beto Saad e neto do ex-secretário Michel Saad. ZAF (União) está retornando à Câmara de Niterói após bater na trave por algumas eleições. Gabriel Velasco (PSD), filho do atual vereador Paulo Velasco (PSD), que está se despedindo da política e entregando sua herança em vida.