Na manhã desta quarta-feira (18), a praia de Piratininga, localizada na Região Oceânica de Niterói, foi palco de uma cena inusitada: um jacaré foi encontrado morto na areia.
+ LEIA TAMBÉM: ►Leão-marinho surpreende banhistas na Praia de Ipanema
O animal, que estava boiando no mar, foi arrastado pelas fortes ondas até a costa.
Animal pode ter vindo do Parque Orla Piratininga
Testemunhas relatam que a carcaça do jacaré foi avistada flutuando no mar antes de ser arrastada até a praia. Segundo banhistas, a bandeira vermelha estava sendo exibida na praia devido às condições do mar.
Moradores da região suspeitam que o animal tenha vindo do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), um local conhecido por abrigar um berçário de jacarés.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Leonardo Brito, fisioterapeuta e professor universitário, de 45 anos, esteve no local e registrou um vídeo da cena.
“Ele veio boiando pelo mar. Pode ter vindo da lagoa e, ao entrar no mar, acabou morrendo. Não sabemos ao certo. É estranho, não é comum encontrar um ‘crocodilo’ morto na praia”, afirmou.
Após a descoberta, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para verificar a situação. “Colocaram até a bandeira de animal para sinalizar a localização. O jacaré estava no início da praia, onde havia um toboágua. Eu estava caminhando e desci para ver, junto com os banhistas”, explicou Leonardo Brito.
Guarda Ambiental não foi acionada
Em nota, a Coordenadoria da Guarda Ambiental informou que não foi acionada para o caso.
+ LEIA TAMBÉM: ►Colisão na Ponte Rio-Niterói causa congestionamento no sentido Niterói
A Guarda Ambiental destacou que a população pode solicitar o reconhecimento de carcaças de animais pelo número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
Biodiversidade da Lagoa de Piratininga
A área da Lagoa de Piratininga, próxima ao Cafubá, é conhecida pela sua rica biodiversidade, que inclui diversas espécies botânicas que servem como habitat para os jacarés.
Esses animais são frequentemente encontrados nas proximidades do canal e dos jardins filtrantes do POP, localizados na região do Cafubá.