A Prefeitura do Rio anunciou a criação do Parque Municipal Perilagunar da Lagoa do Camorim, na Zona Oeste. A nova unidade de conservação ambiental terá 220 mil metros quadrados de área verde, composta por mangues, brejos e restinga, localizada às margens do Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá.
+ LEIA TAMBÉM: ►Previsão do tempo no Rio de Janeiro indica mais chuva
O decreto foi publicado nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Clima (SMAC), o projeto visa recuperar áreas de manguezal, fortalecer a fauna local e incentivar estudos sobre biodiversidade. Também estão previstas iniciativas de educação ambiental e turismo ecológico sustentável.
Participação da iniciativa privada
O decreto autoriza a concessão do parque para a iniciativa privada, que será responsável pela manutenção e conservação da área. A elaboração do plano de manejo ficará a cargo da prefeitura, em parceria com um conselho consultivo.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O grupo será formado por representantes do poder executivo estadual, da Câmara Municipal e de entidades acadêmicas, científicas e da sociedade civil.
A ideia do projeto foi apresentada pelo biólogo Mario Moscatelli ao presidente da Câmara, Carlo Caiado. Em novembro, a proposta foi aprovada pela casa legislativa. A data de início das obras e os valores investidos ainda não foram divulgados.
Recuperação do Complexo Lagunar
Desde 2022, o Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá passa por um processo de recuperação. Durante anos, a região sofreu com degradação ambiental causada por lixo e despejo irregular de esgoto.
+ LEIA TAMBÉM: ►Acidente de moto deixa ferido no Centro de Niterói
Em abril deste ano, iniciaram-se as obras de dragagem e limpeza das lagoas, com o objetivo de restaurar os canais de conexão com o mar. O investimento foi de R$ 250 milhões e o prazo estimado para conclusão é de 36 meses.
Em novembro, uma lontra foi vista pela primeira vez na região. O avistamento indicou resultados positivos no processo de recuperação ambiental.