Niterói está prestes a lançar um sistema inovador de gestão da mobilidade urbana. O prefeito Axel Grael assinou a ordem de início para a elaboração do Sistema de Gestão da Mobilidade de Niterói (MobNit) nesta quinta-feira (15). Segundo o governo municipal, o MobNit será responsável por reunir uma grande quantidade de dados e informações de diferentes fontes sobre o transporte público e a mobilidade urbana na cidade.
Com a capacidade de processar e organizar esses dados, o MobNit se tornará uma ferramenta gerencial e subsidiará a implementação de políticas públicas de curto e longo prazo.
Axel justifica plataforma
O prefeito Axel Grael destacou a relevância do MobNit como uma iniciativa tecnológica de grande importância para Niterói.
O MobNit passa a fazer parte disso que a gente chama de ‘data lake‘, que é um grande ambiente de dados. Você pode ter uma tonelada de dados, mas se eles não são bons e se não são úteis, isso acaba onerando a operação sem um resultado de qualidade. O MobNit é uma forma de juntar esse grande volume de informações que vão ser produzidas diariamente por cada ônibus e por outros veículos de transporte público. Esses dados serão processados, organizados e, desta forma, serão importantes para planejar a mobilidade da cidade. A ideia é que sejam dados públicos”, explicou Axel Grael.
Gestão da mobilidade
O secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, afirmou que o MobNit permitirá que Niterói comece a estruturar e colocar em prática um grande sistema de gestão da informação da mobilidade urbana. Com informações em tempo real dos GPSs dos ônibus, das barcas, dos ônibus intermunicipais, dos sistemas de bilhetagem eletrônica e dos sinais inteligentes da cidade, o MobNit centralizará tudo em um só lugar, permitindo que a administração pública tenha melhores condições de planejar a mobilidade urbana.
Essa plataforma vai aumentar a capacidade de controlar, de fiscalizar, de dar ainda mais transparência, e de fazer a gestão e o planejamento da mobilidade com base em informações e dados produzidos diariamente, disse Baranndier.
Gestão da informação
A subsecretária de Avaliação de Políticas Públicas e Gestão da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Severine Macedo, ressaltou que o MobNit é um marco importante para a administração pública de Niterói, que tem se empenhado em estabelecer uma política de gestão da informação qualificada.
Essas ferramentas têm o potencial de dar mais eficiência, transparência e segurança ao tratamento dos dados. Isso certamente vai ter efeito muito positivo no planejamento, na execução e na avaliação das políticas públicas de Niterói. Nossa maior motivação é transformar um ativo importante, que são os dados sobre a cidade, em qualidade de vida para os niteroienses”, acrescentou Severine Macedo.