A cidade de Niterói inaugurou, nesta terça-feira (3), o Centro de Formação Darcy Ribeiro, localizado no Barreto. O espaço, considerado o primeiro dedicado à capacitação de profissionais da Rede Municipal de Educação, simboliza um marco na história educacional do município.
A cerimônia, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e pela Fundação Municipal de Educação (FME), revelou as instalações do centro. Entre os destaques, estão dois auditórios, áreas de convivência e leitura para todas as idades, um salão com ateliês voltados para a Educação Infantil e uma cozinha experimental, que abriga o inovador “ateliê do sabor”. Este laboratório oferece uma experiência prática e sensorial, explorando cores, texturas, sabores e aromas.
Quero falar da satisfação de inaugurarmos uma casa com esse projeto ambicioso de trabalhar a formação dos nossos professores e os nossos profissionais de educação”, afirmou o prefeito Axel Grael.
Ele também destacou a importância do espaço receber o nome do educador Darcy Ribeiro, reforçando seu legado na construção de um país mais esperançoso.
+ LEIA TAMBÉM: ► Defesa Civil alerta Niterói emite alerta de chuvas fortes e risco de alagamentos
+ LEIA TAMBÉM: ► Niterói amplia vagas de estacionamento rotativo no Centro e Icaraí
Ampla programação promove a qualificação
O Centro de Formação Darcy Ribeiro foi projetado para atender diversas demandas educacionais. Sua programação contempla cursos, oficinas, jornadas pedagógicas, grupos de estudo e produção de materiais didáticos. Além disso, o espaço será palco de seminários, congressos, simpósios e feiras literárias.
Profissionais de diferentes áreas, como diretores, professores, pedagogos, merendeiras e bibliotecários, terão acesso às formações. A iniciativa também beneficia estudantes, reforçando a conexão entre aprendizado teórico e práticas pedagógicas.
Segundo Bira Marques, presidente da FME e secretário municipal de Educação, a inauguração representa um divisor de águas.
Hoje é um dia que ficará marcado na história da Rede Municipal de Educação. Pela primeira vez, os profissionais ganham um espaço totalmente dedicado à formação, inspirado nas múltiplas linguagens e potencialidades da criança”, declarou.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Integração da educação com as tradições locais
A subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, enfatizou o compromisso do Centro de Formação com a valorização cultural. “Queremos promover espaços de partilha e construção coletiva de saberes, incentivando a reflexão sobre práticas pedagógicas e destacando a riqueza cultural da nossa cidade”, explicou.
Além das formações pedagógicas, o complexo abrigará a Unidade Municipal de Educação Infantil Terezinha Calil Petrus e o Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, que recentemente sediou um campeonato internacional de handebol.