Em imagens impressionantes, 60 tubarões galha-preta foram flagrados na Baía de Ilha Grande, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Registrados durante uma saída de campo do Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande, os animais representam um retorno animador para a região, após décadas de ausência.
+ LEIA TAMBÉM: ►Trens da Supervia operam com problemas nesta terça-feira (2)
Desaparecidos da baía por anos, os tubarões galha-preta voltaram a ser vistos desde 2023. Pesquisadores atribuem esse retorno à preservação da Estação Ecológica de Tamoios, local onde o agrupamento foi encontrado. A coordenadora do projeto, Camila Ramos, explica que a área oferece um ambiente seguro para reprodução e desenvolvimento da espécie.
Sendo assim, com o objetivo de estudar o agrupamento pelos próximos três anos, o projeto conta com a parceria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As pesquisas visam entender melhor o comportamento dos tubarões, sua dinâmica populacional e o impacto ambiental da espécie.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Apesar de sua imponência, os tubarões galha-preta são considerados uma espécie ameaçada pela pesca predatória.
“Eles são predadores importantes que regulam o ecossistema marinho”, destaca Camila Ramos. “Sua presença contribui para o equilíbrio da cadeia alimentar e a saúde dos oceanos.”
Dessa forma, o projeto busca desenvolver o ecoturismo na região, promovendo a observação consciente dos tubarões e outras espécies marinhas. Assim, essa iniciativa visa gerar renda para as comunidades locais e sensibilizar o público para a importância da preservação ambiental.
“É fundamental que as pessoas entendam que os tubarões não representam perigo ao ser humano”, afirma Camila Ramos. “Eles são animais tímidos e majestosos que merecem nossa proteção.”
Por fim, com ações de pesquisa, educação ambiental e ecoturismo, o Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande contribui para a preservação dessa espécie vital para o ecossistema marinho e para o futuro da região.