Leste FluminenseMaricá

3º Congresso Anual de Hidrogênio para a América Latina e o Caribe terá participação de Maricá

A Prefeitura de Maricá está marcando presença no 3º Congresso Anual de Hidrogênio para a América Latina e o Caribe (H2LAC 2023), realizado no hotel Fairmont, em Copacabana, Rio de Janeiro, desde terça-feira (13/06). O evento tem como objetivo encontrar oportunidades para investidores, compartilhar histórias de sucesso e reunir o mercado para acelerar o desenvolvimento da indústria de hidrogênio na América Latina e no Caribe.

Entre as atrações em exposição está o protótipo do ônibus híbrido “Vermelhinho Sustentável”, que está sendo desenvolvido em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e é movido a hidrogênio. Esse veículo utiliza fontes de energia limpa, incluindo elétrica, hidrogênio e etanol.

No painel “Planos do Estado do Rio de Janeiro para Descarbonizar”, na quarta-feira (14), Igor Sardinha, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, destacou a atuação do Estado do Rio em seu plano estratégico para a transição energética. O Secretário explicou que a ideia é descarbonizar a frota de ônibus da cidade e tornar Maricá uma referência na produção de veículos de transporte público sustentáveis. Após um período de testes, Maricá escolherá o modelo do ônibus que substituirá toda a frota da Empresa Pública de Transporte (EPT) até 2038.

O ônibus sustentável “Vermelhinho Sustentável” é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e a COPPE/UFRJ, e faz parte do plano municipal para descarbonizar totalmente a frota de coletivos da cidade até 2038, com um investimento total de R$ 11,5 milhões em três veículos sustentáveis, que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da COPPE, com diferentes combustíveis não poluentes, como 100% elétrico, elétrico-etanol e híbrido elétrico-hidrogênio. Atualmente, a cidade conta com uma frota de 115 ônibus com Tarifa Zero, operada pela Empresa Pública de Transporte (EPT), sem qualquer custo para a população.

Pensando na economia pós-royalties do petróleo, Maricá criou a Política Municipal do Uso do Hidrogênio, com incentivos fiscais para empresas e indústrias que se instalarem na cidade utilizando energia limpa. Aprovada pela lei 3.110 de 10 de março de 2022, a política tem como objetivo aumentar a participação do hidrogênio na matriz energética do município, estimular seu uso em diversas aplicações, em especial como fonte energética e na produção de fertilizantes agrícolas, contribuindo para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e para o enfrentamento das mudanças climáticas.

O hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro, pode ter diversos usos obtidos a partir de fontes renováveis, e sem emissão de carbono, tais como em pilhas a combustível (móvel e/ou estacionária), na indústria química/petroquímica, siderúrgica, cimenteira, além de poder ser adotado em veículos leves e pesados. Na agroindústria, pode ser utilizado na confecção de amônia, fertilizantes, produtos hidrogenados, entre outros.

Com uma abordagem profissional, a prefeitura de Maricá está investindo em tecnologias sustentáveis e no uso do hidrogênio verde como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento econômico, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *