
29ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ movimenta a orla de Copacabana neste domingo | Divulgação
No próximo domingo (24), a 29ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ Rio ocorre no posto 5 da orla de Copacabana, Zona Sul do Rio, a partir das 11h. O evento, reconhecido como o terceiro maior da cidade, promete reunir milhares de pessoas em uma celebração pela diversidade e inclusão.
O público contará com apresentações de artistas como WD, Unna X, Duda Beat, Gael Vicci, Diego Martins e Bianca. A intérprete oficial do Hino Nacional, Valéria Barcellos, estará presente novamente.
+ LEIA TAMBÉM: ►Carro de motorista de aplicativo é atingido por tiros em confronto no Itanhangá
Este ano, a parada inclui o Rainbow Bus, uma jardineira e dez trios elétricos com temas que promovem a valorização de causas diversas. Entre elas, o apoio a mulheres lésbicas, pessoas trans, bissexuais, famílias, a prevenção do HIV/Aids, liberdade religiosa, igualdade racial, povos originários e a preservação da Amazônia. A organização está a cargo do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+.
Para garantir a segurança, a Polícia Militar instalará 25 torres de vigilância ao longo da orla. Representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Polícia Civil e Defensoria Pública do Rio de Janeiro também estarão presentes.
A Parada deste ano dá início ao projeto “Parada Verde Rumo ao Carbono Zero”. Até 2026, serão implementadas ações para reduzir os impactos ambientais do evento.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Nesta edição, 120 catadores de cooperativas foram selecionados para recolher resíduos como plástico, papelão, vidro e latas. Além disso, pontos de recolhimento de tecidos transformarão materiais em roupas e acessórios. A cenografia do evento foi produzida com materiais reutilizados, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
No domingo seguinte (1º), Madureira receberá a 21ª edição da Parada LGBTQIA+. A concentração começa às 9h, e o desfile terá início às 13h.
+ LEIA TAMBÉM: ►Isabel Swan viaja para Punta Cana
O evento contará com apresentações de Samile Cunha, Meime dos Brilhos, Gabrielly Rodin, Karina Karão e Suzy Brasil. Milton Cunha, carnavalesco e comentarista, será o diretor artístico do evento. Além disso, escolas de samba como Império Serrano e Portela abrilhantarão a programação.
Organizada pelo grupo MGTT, a parada de Madureira tem mais de duas décadas de história e é uma homenagem à população LGBTQIA+ da Zona Norte.