Leste FluminenseNiteróiPolícia

171 em Niterói: “Quadrilha da Geriatria” leva baile da polícia e fica na saudade

Na última terça-feira (13), a Polícia Civil prendeu em flagrante uma quadrilha especializada em aplicar golpes em idosos e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Centro de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. A equipe da 76ª DP (Niterói) encontrou o grupo em um escritório que funcionava como uma central de telemarketing falsa, sob a fachada da empresa Credit.

O escritório era equipado com diversos computadores, divididos em baias e contavam com headphones com microfone acoplado, exatamente como uma central de telemarketing real. Segundo a investigação, os criminosos usavam dois sistemas de correspondentes bancários para conseguir os dados dos clientes, principalmente o número do benefício do INSS. Eles, posteriormente, utilizavam uma ferramenta de sistema de call center para fazer as ligações e oferecer empréstimos.

O grupo enganava pessoas em todo o país, como foi descoberto através dos diversos DDDs diferentes em seus telefones. No local da operação, foi encontrado um cartaz escrito “320k”, em referência aos R$ 320 mil de meta que a quadrilha esperava alcançar. Na sala da organização criminosa, havia vários modelos de roteiros para aplicar o golpe e fichas contendo informações pessoais das vítimas, como CPFs e os bancos de que eram clientes.

Os golpistas distribuíam estrelas nas fichas para classificar a dificuldade de aplicação do golpe. A maior quantidade de estrelas era destinada às vítimas mais fáceis de enganar, enquanto a menor quantidade era dada às mais difíceis. Os criminosos também faziam anotações sobre suas percepções das vítimas enganadas.

Após conseguirem enganar as vítimas, elas eram encaminhadas para falar com a supervisora Ana Luiza Maia Dias Gomes, que as orientava a fazer um novo empréstimo e, posteriormente, transferir os valores para a conta empresarial da quadrilha.

Na ação, além da detenção da quadrilha, um homem que vigiava o escritório para informar sobre a chegada de policiais também foi preso. As investigações prosseguem para identificar outros membros envolvidos nas práticas criminosas.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *