The Henchmen chegou à Steam mirando jogadores que sentem falta da estética urbana, caótica e criminosa dos anos 90. Desenvolvido por Alex Von Bronx, o game independente aposta em ação, mundo aberto e visão superior, em uma proposta que lembra as origens da franquia GTA.
O título coloca o jogador na cidade fictícia de New Queens, em duas linhas do tempo: o inverno de 1990 e o verão de 1996. A história acompanha a ascensão de um criminoso que começa como capanga e, aos poucos, passa a enfrentar nomes maiores do submundo.
Mundo aberto aposta no caos
A estrutura de The Henchmen permite roubar veículos, circular livremente pela cidade, atropelar pedestres e fugir da polícia. Portanto, a comparação com os primeiros GTA surge naturalmente, sobretudo pela perspectiva superior e pela liberdade de causar confusão nas ruas.
Além disso, o jogo reforça a nostalgia com ambientação noventista, direção arcade e clima de filme policial urbano.
Combate tem combos, esquivas e munição
Apesar da inspiração retrô, The Henchmen não se limita à estética. O sistema de combate trabalha com combos, esquivas e gerenciamento de munição.
Desse modo, o jogador precisa alternar agressividade, movimento e controle de recursos durante confrontos.
A condução dos veículos também segue uma pegada arcade, o que combina com a proposta mais direta e caótica do game.
Confira o Trailer de lançamento:
Coop local é destaque
Um dos diferenciais de The Henchmen é o modo cooperativo para dois jogadores. A experiência pode acontecer em tela dividida ou compartilhada.
Com isso, o game tenta recuperar também uma sensação de jogo de sofá, algo cada vez mais raro em lançamentos modernos.
Indie mira público nostálgico
The Henchmen chega em um bom momento para jogos independentes. O público tem demonstrado interesse crescente por experiências menores, autorais e com forte identidade visual.
Nesse cenário, o novo game aposta em uma mistura clara: nostalgia de GTA clássico, violência cartunesca, crime urbano, liberdade em mundo aberto e coop local.









