Vai, Fadinha! Rayssa Leal busca Ouro no Skate Street neste domingo (28)

Vai, Fadinha! Rayssa Leal busca Ouro no Skate Street neste domingo (28) | Reprodução/Instagram/@rayssalealsk8
Neste domingo, 28 de julho, a adrenalina estará em alta na Arena La Concorde, Paris, onde 22 atletas disputam o Skate Street feminino dos Jogos Olímpicos. Entre elas, a Fadinha brasileira Rayssa Leal. Principalmente, porque ela é favoritíssima ao ouro olímpico. Ainda mais que essa pode vir a ser a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Assim como a Fadinha Rayssa Leal, ainda temos na disputa do skate street feminino as brasileiras Pâmela Rosa, ex-campeã do mundo, e Gabi Mazzeto, completam o time brasileiro.
Uma Jornada de Contos de Fadas ao Ouro Olímpico
Em um dia ensolarado na cidade de Imperatriz, Maranhão, nasceu uma menina que, mais tarde, encantaria o mundo com suas acrobacias no skate. Rayssa Leal, aos 16 anos, volta aos Jogos Olímpicos com uma determinação que resplandece como a luz do sol refletida no asfalto.

Vai, Fadinha! Rayssa Leal se concentra para conquistar a medalha de Ouro no Skate Street neste domingo (28) | Reprodução/Instagram/@rayssalealsk8
“Estou Muito feliz em poder representar o Brasil na minha segunda Olimpíada. Tenho certeza que vai ser ainda mais especial, porque vai ter público assistindo e torcendo para a gente. E sei que vai ter um nível feminino de skate mais alto ainda. Será bem legal!”, comenta a Fadinha.
O Começo de uma Lenda
Tudo começou com um vídeo amador que viralizou nas redes sociais. Uma pequena fada, vestida de azul, executando um heelflip perfeito.
Tony Hawk, a lenda viva do skate, não pôde deixar de se maravilhar e compartilhar o feito, catapultando Rayssa para o estrelato global. Aos 11 anos, ela já deixava sua marca ao vencer a final feminina do Street League Skateboarding World Tour em Los Angeles, derrotando a então número um do mundo, Pamela Rosa.
Ascensão e Glória
Após sua estreia nos X-Games em 2019, Rayssa brilhou nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, levando a prata e se tornando uma das mais jovens medalhistas olímpicas. Porém, seu sorriso brilhante e entusiasmo contagiante conquistaram o coração de milhões de pessoas pelo mundo. Em suma, Rayssa, a nossa Fadinha, inspira outras tantas meninas a sonhar. Ao mesmo tempo, torna-se um ícone do esporte.
Títulos da Fadinha
- 
Bicampeã Mundial no SLS
 - 
Bicampeã nos X Games
 - 
Campeã Mundial no WS
 - 
Prata nas Olimpíadas 2020
 - 
Ouro no Pan-Americano 2023
 

Fadinha Rayssa Leal, do Skate Street, favorita ao ouro olímpico | Gaspar Nóbrega/COB
Pâmela Rosa e Gabi Mazetto
Juntamente com Rayssa, outras duas brasileiras buscam a glória olímpica. Pamela Rosa, bicampeã mundial no skate street, é um exemplo de superação. Apesar de uma lesão no tornozelo que a impediu de brilhar em Tóquio, Pamela está pronta para mostrar sua garra e talento em Paris.
“Mais um sonho realizado. O sonho de representar meu país e a minha cidade em mais uma Olimpíada. Não temos dúvida de que vamos representar muito bem o nosso país e o skate feminino”

Pâmela Rosa, em Paris | Confederação Brasileira de Skateboarding
Contudo, Gabi Mazetto, a segunda melhor brasileira no ranking mundial, fez uma pausa em sua carreira para dar à luz. Entretanto, voltou com mais força do que nunca. Agora, ela quer que sua filha, Liz, a quem deu o apelido de “medalha”, a veja alcançar o sonho olímpico.
“Sempre foi um sonho ir para uma Olimpíada. E graças a Deus ele está se concretizando. Digo não só para minha filha, mas para todas as mães: não desistam de seus sonhos!”, disse Gabi

Gabi Mazetto vibra em Paris após ficar fora de Tóquio-2020 para se tornar mãe, mas agora quer brigar por uma medalha | Reprodução Instagram
Formato da competição
A disputa de skate street nos Jogos Olímpicos Paris 2024 ocorre em duas fases: preliminar e final. Assim sendo, as skatistas realizam duas voltas de 45 segundos e cinco manobras isoladas, com pontuações de 0 a 100. Desse modo, a melhor volta e as duas melhores manobras compõem a nota final. As oito melhores avançam para a final.

A união das atletas Rayssa Leal, Gabriela Mazetto e Pâmela Rosa já em Paris | Gaspar Nóbrega/COB
Baterias da Fase Preliminar
A Fadinha Rayssa Leal disputa a terceira bateria da fase classificatória do Skate Street. Pâmela Rosa e Gabi Mazzerato participam da bateria anterior. Conforme o regulamento da competição, as 22 skatistas são divididas em quatro baterias. Por fim, as oito primeiras na classificação geral avançam para a final.
Primeira bateria
- Chloe Covell (AUS)
 - Liv Lovelace (AUS)
 - Zeng Wenhui (CHN)
 - Boipelo Awuah (RFS)
 - Cui Chenxi (CHN)
 - Natalia Munoz (ESP)
 
Segunda bateria
- Roos Zwetsloot (NED)
 - Daniela Terol (ESP)
 - Pamela Rosa (BRA)
 - Gabi Mazetto (BRA)
 - Zhu Yuanling (CHN)
 - Yoshizawa Coco (JPN)
 
Terceira bateria
- Rayssa Leal (BRA)
 - Paige Heyn (USA)
 - Haylie Powell (AUS)
 - Keet Oldenbeuving (NED)
 - Lucie Schoonheere (FRA)
 
Quarta bateria
- Akama Liz (JPN)
 - Poe Pinson (USA)
 - Vareeraya Sukasem (THA)
 - Nakayama Funa (JPN)
 - Mariah Duran (USA)
 
Onde assistir
Data: 28 de julho, domingo | Horários (de Brasília): 7h (eliminatórias) e 12h (final) | Local: Arena La Concorde | Onde assistir: Olympics.com, TV Globo, Sportv e CazéTV
                                
                                                                    
                                                                
                                                        
    					



























