CarnavalLeste FluminenseMaricá

União de Maricá escolhe samba-enredo de Marcelo Adnet para o Carnaval 2026; OUÇA!

União de Maricá já tem samba-enredo para sacudir a Sapucaí em 2026 com a bateria Maricadência na Marquês de Sapucaí |S1 Fotografia e Comunicacao

União de Maricá já tem samba-enredo para sacudir a Sapucaí em 2026 com a bateria Maricadência na Marquês de Sapucaí | S1 Fotografia e Comunicação

A União de Maricá já tem seu hino para o Carnaval de 2026 na Marquês de Sapucaí. Em uma festa que se estendeu pela madrugada na quadra da escola, a agremiação anunciou o samba vencedor, assinado por Babby do Cavaco, Rafael Gigante, Marcelo Adnet, Hélio Porto, Jefferson Oliveira e André do Posto 7.

Eles superaram na final outras duas grandes parcerias: a do Samba 06, de Vinícius Santos, Rogerinho do PT, Jânio Oasis, Jailton Russo, Bruno Braga e Flavinho Bento;  e o Samba 12, de Claudio Russo, Marcelinho Moreira, Julio Alves, Manolo, Anderson Lemos e Fadico.

Com o enredo “Berenguendéns & Balangandãs”, criado pelo carnavalesco Leandro Vieira, a escola vai mergulhar na ancestralidade das joias-balangandãs. Essas peças são símbolos de resistência, identidade e poder das mulheres negras no Brasil.

O Concurso e o Enredo

A disputa de samba-enredo começou em 8 de agosto com 13 composições. Os compositores vencedores receberam um prêmio de R$ 100 mil, o maior já pago pela escola, assim como a maior da Série Ouro.

O desfile, segundo a União de Maricá, fará “um tributo à força feminina que atravessa gerações”. Em suma, o enredo mostrará como os balangandãs, feitos de ouro, prata, coral e pedras preciosas, representavam muito mais do que adornos. Acima de tudo, funcionavam como escudos, amuletos e uma forma de afirmação cultural.


Declarações de Destaque

Washington Quaquá, prefeito de Maricá, elogiou a escolha:

“Leandro Vieira é um gênio, mas esse tema é dos mais belos e significativos que o Brasil já viu no carnaval.”

Matheus Santos, presidente da escola, garantiu o impacto na avenida:

“Mesmo jovem na Série Ouro, a União chega com um projeto digno do Grupo Especial.”

A União de Maricá será a sexta escola a desfilar no sábado, 14 de fevereiro de 2026, pela Série Ouro — Grupo de Acesso ao Especial.


Time de Peso

Para brilhar na Sapucaí, a agremiação montou um time de peso. A equipe conta com o casal de mestre-sala e porta-bandeira Fabrício e Giovana. Igualmente, o diretor Mauro Amorim (ex-Viradouro), Wilsinho Alves na direção de carnaval e o intérprete Zé Paulo Sierra, voz oficial da Viradouro por mais de uma década, e ainda assim com passagens por Mocidade e Mangueira. O aclamado carnavalesco Leandro Vieira completa o timaço.

Casal nota 10

O casal já estava na União de Maricá e permaneceu após o excelente desempenho no desfile de 2025, no qual conquistaram prêmios por sua performance.

O mestre-sala Fabrício Pires tem passagens por agremiações de ponta, por exemplo Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel e São Clemente.

Por outro lado,  a porta-bandeira Giovanna Justo têm suas origens na Mangueira, onde defendeu o pavilhão por 15 anos. Neste interstício, conquistou um importante campeonato do Grupo Especial com Chico Buarque da Mangeuria. Ela também foi campeã com a Unidos da Tijuca, bem como teve passagens pela Viradouro e Vila Isabel.

Wilsinho Alves (Diretor de Carnaval)

Wilsinho Alves se trata de um profissional com vasta experiência na gestão de desfiles. Conhecido principalmente por sua capacidade de organizar a parte estratégica, ele  atua para que o projeto de enredo ganhe vida na avenida de forma coesa. Contribuiu na Unidos da Vila Isabel, para o título de 2013, e  passou pela União da Ilha do Governador, ajudando a reerguer a agremiação.

Mauro Amorim (Diretor de Harmonia)

Mauro Amorim, que foi diretor da Viradouro, é outro nome que reforça a equipe. Ele foi responsável pela direção de harmonia da escola de Niterói, que se destacou nos últimos anos com títulos e desfiles de alto nível. Agora, ele traz sua experiência para a União de Maricá para organizar e conduzir o desfile na avenida.

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.

Mais emCarnaval