Eleições 2024 - EspecialLeste FluminenseNiterói

Nova pesquisa eleitoral aponta vitória de Rodrigo Neves e alta rejeição a Carlos Jordy em Niterói

Nova pesquisa eleitoral aponta vitória de Rodrigo Neves e alta rejeição a Carlos Jordy em Niterói

Nova pesquisa eleitoral aponta vitória de Rodrigo Neves e alta rejeição a Carlos Jordy em Niterói | Reprodução

A corrida eleitoral para a prefeitura de Niterói se aproxima de sua reta final, e os dados coletados pelo Instituto Gerp entre os dias 16 e 17 de outubro, com divulgação nesta terça-feira (22) demostram uma clara vantagem de Rodrigo Neves (PDT) sobre Carlos Jordy (PL). Em votos válidos, considerando o cenário estimulado, Rodrigo soma 61% das intenções de voto, contra 39% de Jordy. Ao mesmo tempo, o resultado do cenário estimulado também indica resultado semelhante, considerando apenas as intenções de voto nominais: 61,5% contra 38,5%.

Mesmo assim, o elevado número de eleitores indecisos no cenário espontâneo – 22% – indica que ainda não há nada sacramentado, apesar de haver alta rejeição ao candidato bolsonarista.

Vantagem ampla nas intenções de voto espontâneas

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor é questionado sem a apresentação dos candidatos, Rodrigo Neves lidera com 48% das intenções de voto, seguido por Carlos Jordy, que tem apenas 30%. O número de indecisos ainda é relevante: 22% dos eleitores afirmaram que não sabem em quem votar. Outros candidatos ou votos alternativos somam apenas 1%, praticamente insignificante na disputa.

Cenário estimulado consolida Rodrigo Neves

Quando os nomes dos candidatos são apresentados diretamente ao eleitor (cenário estimulado), a vantagem de Neves aumenta ainda mais, atingindo 53% das intenções de voto. Carlos Jordy, conhecido pelo seu alinhamento à extrema-direita e pela postura sempre polêmica, aparece com 35%, em clara desvantagem. O número de eleitores que não votariam em nenhum deles é de 4%, enquanto 8% ainda não decidiram.

Rejeição elevada de Jordy

Um dado que deve preocupar a campanha de Carlos Jordy é a sua rejeição expressiva. Segundo o levantamento, 50% dos eleitores afirmaram que não votariam “de jeito nenhum” no bolsonarista. Em contraste, Rodrigo Neves tem a rejeição de 33% do eleitorado, com 3% dizendo não votar em nenhum dos dois.

Com apenas 9% dos eleitores ainda indecisos neste cenário, e 6% dispostos a votar em qualquer um dos candidatos, Jordy terá que enfrentar não só a preferência consolidada de Neves, mas também o peso de sua própria impopularidade.

Jordy sobe montanha carregando pedra 

A eleição em Niterói parece caminhar para uma vitória de Rodrigo Neves, salvo alguma reviravolta. Com 17 pontos de rejeição à frente de seu rival, Carlos Jordy está encurralado em um cenário que o desafia a conquistar o coração de um eleitorado que, por ora, parece decidido a rejeitar o extremismo e a truculência que ele simboliza.

Neves, por outro lado, tem a seu favor seu próprio legado e, ao que tudo indica, sairá vitorioso das urnas no próximo domingo (27).

Dados técnicos

Com 1.250 entrevistas realizadas entre os dias 16 e 17 de outubro, intervalo de confiança de 95,55% e margem de erro de 2,83 pontos percentuais, a pesquisa está registrada no TRE-RJ sob o protocolo RJ-06781/2024.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

 

 

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.