Leste FluminenseNiterói

Metanol em bebida alcoólica: possível vítima de Niterói tem alta hospitalar

Metanol em bebida alcoólica: possível vítima de Niterói tem alta hospitalar

Metanol em bebida alcoólica: possível vítima de Niterói tem alta hospitalar

Já teve alta hospitalar a mulher de Niterói que representa a primeira possível vítima da cidade de ingestão de bebida alcoólica contaminada por metanol. Ela estava internada em um hospital particular, onde procurou atendimento médico após os sintomas. O caso teve confirmação pelas autoridades de saúde do município e do estado na última sexta-feira sexta-feira (03). Mesmo em casa, ela segue sob monitoramento médico.

Apesar de residir em Niterói, ingestão da bebida supostamente contaminada ocorreu no Rio de Janeiro. Especificamente, na Lapa, reduto boêmio carioca.

O caso é tratado como suspeito porque ainda não houve resultado do exame que a niteroiense se submeteu. Ou seja, mesmo com todos os sintomas indicativos e protocolos devidamente adotados, somente com o resultado do exame as autoridades de saúde poderão confirmar a intoxicação.

A vítima não teve sua identidade revelada.

Diferença entre ressaca e envenenamento

O renomado Dr. Saulo Nardy Nader criador do canal Neurologia e Psiquiatria no Youtube — faz um importante alerta sobre os sintomas da intoxicação por metanol. Sobretudo, de que eles vão muito além de uma simples ressaca.  Até porque a intensidade dos sinais já mostra a diferença entre o conhecido mal-estar e um verdadeiro envenenamento.

Dr. Saulo Nardy Nader

Dr. Saulo Nardy Nader

“Sintomas como tontura, sonolência excessiva e visão borrada podem ser sinais de algo muito mais grave do que uma simples ressaca. A tontura causada pela intoxicação por metanol costuma ser diferente da vertigem típica da labirintite. Em vez de sensação de rotação, o paciente sente um mal-estar difuso, acompanhado de muita moleza no corpo, sonolência e enjoo intenso”, explica o médico.

Além disso, o Dr. Saulo Narder menciona outros indicativos de que o sistema nervoso central está sob ataque. Por exemplo, falar coisas sem sentido, fora de contexto, ou ter dificuldade de entender informações usuais.

“Atenção especial deve ser dada àqueles que consumiram álcool nas últimas 24 horas e que, em vez de uma vertigem clássica — aquela sensação de que o ambiente está girando, típica das chamadas “labirintites” — sentem um mal-estar difuso na cabeça e no corpo, acompanhado por uma moleza acentuada. Quando essa condição vem associada a sonolência intensa e muito enjoo, o sinal de alerta é máximo.

Intoxicação por Metanol: caso de urgência hospitalar

O especialista é taxativo ao afirmar que o atendimento de urgência é crucial porque o tratamento precisa ser iniciado o quanto antes para bloquear a metabolização do metanol, que é o que gera os compostos tóxicos no organismo.

  • Monitoramento de órgãos vitais como fígado, rins e pâncreas;
  • Correção da acidose metabólica;
  • Uso de etanol por via venosa, que bloqueia a metabolização tóxica do metanol;
  • Em casos mais graves, hemodiálise.

Especialista em tontura e distúrbios do equilíbrio, o Dr. Saulo Narder é conhecido como Dr. Tontura e conta com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram.

Ele é e expert em tontura, vertigem e distúrbios do equilíbrio pela USP, como também é membro da exclusiva Sociedade Internacional que normativa tudo sobre tontura, a Bárány Society. Ainda ao longo de sua carreira, Dr. Saulo Nardy Nader já comandou o Departamento Científico de Tontura da Academia Brasileira de Neurologia.

Governo fluminense emitiu alerta

Desde a última quarta-feira (1º/10), o governador Cláudio Castro emitiu alerta aos 92 municípios do estado sobre intoxicação com metanol.

“Determinei que as secretarias que exercem atividades de vigilância e atendimento de saúde; além do direito do consumidor atuem de forma coordenada e com a máxima atenção ao surgimento de possíveis casos no estado. O objetivo é oferecer apoio e orientação sempre que houver denúncias por parte dos consumidores”, disse Cláudio Castro.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta