Leste FluminenseMaricá

Maricá alerta sobre intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas

Maricá alerta sobre intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas | Divulgação/Prefeitura de Maricá

Maricá emite alerta sobre bebidas alcoólicas adulteradas. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, orienta a população sobre os riscos de intoxicação por metanol, que pode causar cegueira, insuficiência renal e até a morte.

Nos últimos dias, a Vigilância está atenta a casos de consumo de bebidas adulteradas, principalmente em São Paulo. Em Maricá, até o momento, não há registros de intoxicação.

Sintomas da intoxicação podem surgir entre 12 e 24 horas após a ingestão. Os sinais incluem náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura, fraqueza, visão turva ou perda da visão e confusão mental. A orientação é procurar imediatamente atendimento médico em unidades de emergência, como o Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Centro), a UPA de Inoã e a UPAM Santa Rita (Itaipuaçu).

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, reforçou a importância da prevenção.

“Estamos atentos às notificações a nível nacional. Mesmo sem casos em Maricá, a população deve evitar produtos de procedência duvidosa e acionar canais de denúncia. A prevenção é nossa principal ferramenta contra esse risco”, afirmou.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, destacou que casos suspeitos de intoxicação por metanol são de notificação compulsória imediata e monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS).

“A Vigilância Sanitária fiscaliza permanentemente o comércio de bebidas alcoólicas. Contamos com a colaboração da população para denunciar irregularidades. Essa parceria é essencial para garantir a segurança de todos”, explicou.

Sinais de irregularidades incluem: tampas com lacres imperfeitos ou borrados, níveis diferentes de líquido entre garrafas do mesmo rótulo, presença de detritos, erros de grafia, embalagens reutilizadas ou danificadas, preços muito abaixo do mercado, aparência alterada e pontos de venda sem procedência confiável.

A Secretaria de Saúde orienta que denúncias podem ser feitas diretamente à Vigilância Sanitária, pelo telefone (21) 99898-3419 ou e-mails [email protected] e [email protected]. O CIEVS também recebe notificações pelo telefone (21) 99947-2562 e e-mail [email protected].

+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta