Brasil

Alerta em SP: nove casos de intoxicação por metanol em 25 dias

Alerta em SP: nove casos de intoxicação por metanol em 25 dias | Reprodução/Unsplash

São Paulo registrou nove casos de intoxicação por metanol em apenas 25 dias. A situação levou a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça, a emitir um alerta nacional.

Segundo o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) de Campinas, as ocorrências envolveram a ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas.

Diferente de casos anteriores, que atingiam principalmente pessoas em situação de rua com ingestão deliberada de combustíveis, as novas intoxicações ocorreram em contextos sociais, como bares, envolvendo gin, whisky e vodka.

O Ciatox destacou que o número está acima do padrão esperado e representa risco coletivo. No primeiro semestre de 2023, 14 pessoas em situação de rua já haviam sido intoxicadas na região.

A Prefeitura de Campinas afirmou que não houve registro local neste ano, mas reforçou a atuação contra o mercado ilegal de bebidas. A última fiscalização vistoriou 130 estabelecimentos e 48 tipos de produtos suspeitos de adulteração.

O metanol, líquido incolor e inflamável, é usado na produção de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos. Mesmo em pequenas doses, a ingestão pode ser fatal.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil