BrasilLeste FluminenseNiterói

Hospital de Niterói formaliza convênio com o SUS no Programa Agora Tem Especialistas

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves e secretária de Saúde de Niterói, Ilza Fellows | Folha do Leste

Matéria atualizada as 19h06 - Enzo Carvalho

O Hospital e Maternidade São Francisco, em Niterói, começa a oferecer atendimentos oncológicos pelo SUS. Trata-se do primeiro hospital particular do país a integrar o programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (31) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo prefeito Rodrigo Neves. Com essa iniciativa, a rede pública amplia a capacidade de atendimento e reduz filas de consultas, exames e cirurgias.

Parcerias que fortalecem o SUS

O prefeito Rodrigo Neves destacou que a medida complementa os investimentos da cidade na saúde. Ele ressaltou programas de referência, como Médico de Família e Fila Zero, além de parcerias com Fiocruz e Instituto Butantan.

Além disso, Niterói planeja inaugurar, em março de 2026, o Super Centro de Diagnóstico por Imagem, que oferecerá exames como tomografia, ressonância, ultrassonografia e mamografia. O centro também vai atender especialidades médicas como ortopedia, cardiologia, oncologia e ginecologia.

Hospital de Niterói formaliza convênio com o SUS no Programa Agora Tem Especialistas | Divulgação/Evelen Gouvêa/Prefeitura de Niterói

Programa “Agora Tem Especialistas”

Segundo o ministro Alexandre Padilha, o programa permite que hospitais privados e filantrópicos atendam pacientes do SUS. Com isso, a estrutura existente funciona de forma mais eficiente e ágil. O Hospital São Francisco começará realizando 204 cirurgias oncológicas, priorizando seis áreas: oncologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.

A secretária de Saúde, Ilza Fellows, afirmou que o hospital vai reforçar a rede municipal e acelerar atendimentos. O diretor do hospital, Jair de Albuquerque, destacou que a parceria garante rapidez em procedimentos de alta complexidade e contribui para salvar vidas.

Avanços na rede municipal

Nos últimos meses, Niterói contratou 267 médicos, reabriu a Maternidade Alzira Reis, inaugurou o Laboratório Municipal Miguelote Viana e implementou o programa Fila Zero. Além disso, lançou o Super Centro de Exames, Imagens e Especialidades, que aumentará o acesso a consultas e exames. Essas ações reduzem filas e melhoram a qualidade do atendimento público.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil