Leste FluminenseSão Gonçalo

Alunos de São Gonçalo colhem verduras em hortas comunitárias e aprendem sobre agricultura

Alunos de São Gonçalo colhem verduras em hortas comunitárias e aprendem sobre agricultura | Divulgação/Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

Na manhã desta terça-feira (14), alunos de escolas municipais de São Gonçalo participaram da colheita de hortas comunitárias, cultivando verduras como alface, couve e cenoura.

Cerca de 100 pés de alface da USF Gladys Rodrigues, em Santa Izabel, foram colhidos pelos estudantes da Escola Municipal Célia Pereira da Rosa e distribuídos entre alunos e professores. Na Escola Municipal Marcus Vinicius de Moraes, os alunos colheram verduras plantadas na própria escola, que foram lavadas e preparadas para o almoço.

O secretário de Agricultura e Pesca, Magno José, o Magu, destacou o impacto do projeto:

“Essa iniciativa, apoiada pelo prefeito Capitão Nelson, ensina crianças a plantar e colher verduras, mostrando a importância da agricultura familiar, que oferece alimentos saudáveis e sem agrotóxicos.”

A diretora do Célia Pereira da Rosa, Francine Guimarães, reforçou a relevância da ação:

“Foi um dia diferente para nossas crianças. Aprender a cuidar das hortas estimula o respeito à natureza e à alimentação saudável.”

Alunos de São Gonçalo colhem verduras em hortas comunitárias e aprendem sobre agricultura | Divulgação/Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

As hortas comunitárias estão localizadas em Santa Izabel (USF Gladys Rodrigues), Vista Alegre (USF Vista Alegre e Escola Marcus Vinicius) e na nova creche do Jardim Miriambi, ainda em obras. Além de alface, cultivam couve, salsa, cenoura e árvores frutíferas.

Para a diretora da Marcus Vinicius, Nailine Ribeiro, a experiência trouxe aprendizado prático e maior engajamento dos alunos:

“Eles estão mais interessados nas aulas de ciências e nas atividades da horta. Agora, consomem com prazer tudo que é cultivado por eles mesmos, o que valoriza a alimentação saudável.”

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta