Baixada FluminenseEstado do Rio de Janeiro

Polícia desarticula esquema de furto de petróleo da Transpetro na Baixada

Polícia desarticula esquema de furto de petróleo da Transpetro na Baixada | Reprodução

A Polícia Civil combate furto de petróleo da Transpetro em uma operação da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) realizada nesta terça-feira (30). Agentes cumprem três mandados de busca e apreensão em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O esquema criminoso já causou prejuízo de R$ 1,5 milhão à estatal.

As investigações começaram em dezembro de 2023, quando equipes da Transpetro e policiais identificaram uma derivação clandestina em dutos de Queimados. O grupo usava mangueiras e válvulas escondidas com concreto e vegetação. Um dos principais alvos é um homem que, junto com familiares, movimentava empresas de fachada, documentos falsos e veículos em nomes de terceiros.

Outro integrante, reincidente em furtos de combustíveis, também foi identificado. A quadrilha usava caminhões-pipa, carros e motos na logística, além de imóveis em Caxias como refinarias clandestinas.

Na operação desta terça, policiais buscam documentos, veículos, celulares e novas provas que ajudem a identificar outros envolvidos. A DDSD alerta que ligações clandestinas em dutos podem provocar explosões, incêndios, contaminação do solo e desabastecimento energético.

Operação Infractio

Em julho, a mesma delegacia deflagrou a Operação Infractio contra outra quadrilha especializada no furto de petróleo em Minas Gerais. O grupo havia escavado um túnel de sete metros para acessar dutos no município de Rio das Flores. Essa organização já foi alvo de pelo menos cinco operações anteriores.

+ MAIS NOTÍCIAS DA BAIXADA FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta